Toda a sensibilidade da articulista do jornal Dia a Dia, Olivia Batista de Avelar, poderá ser conferida no seu livro Azul da Prússia, que está em pré-venda no site da editora Folheando e será lançado no próximo mês em Cachoeiro.
O livro reúne textos de composição refinada e fala sobre a necessidade de escrever a vida ainda que isso ofereça risco. Com uma linguagem delicada, contrapõe a frieza da vida cotidiana e urbana com a natureza.
Olivia Avelar conta que Azul da Prússia está dividido em três partes, que são o retrato de um processo real, em todas as palavras e detalhes.
“É uma jornada que trilhei e que convido a todos os leitores que também façam esse caminho e que encontrem, ao longo do trajeto, paisagens para observar e quem sabe se encontrem também com eles mesmos, como aconteceu comigo durante a escrita”, convida.
A autora diz que o livro foi escrito ao longo de três anos – entre 2016 e 2018. “Foram anos de muitas mudanças para mim, tanto externamente quanto no meu interior”, conta a escritora.
Olivia destaca que quis ser escritora desde criança. Formou-se professora, se dedicou à profissão, mas sempre com o desejo de escrever profissionalmente muito presente na sua vida.
A escritora conta ainda que o título foi inspirado em um composto químico que foi descoberto por acidente e mudou a história das obras de arte ao redor do mundo.
“Foi a primeira tinta usada para se escrever com a cor azul. Antes dela só existiam as tintas pretas para canetas tinteiros. Foi esse pigmento que consagrou a cor azul como a mais utilizada para se escrever”.
Apesar disto, Olívia lembra que é também um composto que pode liberar o venenoso cianeto. “Então, acredito que a poesia é bálsamo, mas oferece riscos que precisamos estar dispostos a correr para encontrá-lo”.
O que mais precisa ser dito? “Azul da Prússia é um livro sobre a necessidade de escrever a vida ainda que isso ofereça risco. Contrapõe a frieza da vida cotidiana e urbana à beleza da poesia que só encontra paralelo na natureza”, conclui.
Conheça a escritora
Olivia Batista de Avelar, 38 anos, nasceu e vive em Cachoeiro de Itapemirim. Formada em Letras e pós graduada em Filosofia, ela é escritora, professora e colunista de cinema e literatura.
O livro Azul da Prússia pode ser adquirido aqui