O governador Renato Casagrande anunciou nesta tarde algumas medidas para tentar conter o avanço da Covid-19, entre elas, a extensão da quarentena, que terminaria no dia 31 e que a partir de agora, seguirá até o domingo de Páscoa, no dia 4 de abril.
Outra medida é a suspensão do transporte coletivo público durante oito dias, a começar deste domingo (28) até o domingo de Páscoa. A restrição vale para ônibus metropolitano, intermunicipal, interestadual e municipal em todo território capixaba.
Também deixarão de ser consideradas essenciais as lojas como material de construção, casas de autopeças e oficinas de reparação de veículos, comércio atacadista e agências bancárias, casas lotéricas e de atividades de pesca no mar.
Foi retirada ainda a permissão para o atendimento presencial em concessionárias prestadoras de serviços públicos e para a realização de treinos por equipes profissionais de futebol.
Com isso, essas lojas e unidades de serviço deverão ficar fechadas.
O atendimento, assim como já acontece com as atividades consideradas não essenciais, apenas por meio de delivery.
No caso dos bancos, a exceção fica para o atendimento dos beneficiados com os auxílios emergenciais.
Os hotéis, pousadas e afins terão a capacidade de ocupação limitada dos atuais 50% para 30% dos quartos
Segundo o governador, as medidas foram tomadas devido ao aumento da transmissão e a taxa de ocupação de leitos.
Casagrande deu como exemplo que até o dia 1º de março existiam no estado 724 leitos de UTI a disposição da população e, deste total , 525 leitos estavam ocupados. No entanto, na quarta (24), a oferta de leitos foi ampliada para 819 unidades, porém 750 deles estavam ocupados por pacientes com Covid-19.
“Criamos quase 100 leitos, mas nesse período houve um aumento 225 de ocupação”, explicou o governador.
Ele também acrescentou como motivo o crescimento do número de mortos e de casos ativos.