O Ônibus Rosa do Juizado Itinerante da Lei Maria da Penha desembarcou nesta quinta (17) em Mimoso do Sul, onde vai conscientizar a população sobre a violência contra as mulheres. Até sexta-feira (18), vários serviços de orientação vão ocorrer na cidade, envolvendo um grupo multidisciplinar.
A abertura das atividades ocorreu nesta manhã, no Fórum de Mimoso, com palestras e exibição de vídeos educativos. Ao meio-dia, a equipe começa a atender também no ônibus, estacionado perto da sede do Judiciário local e do prédio da prefeitura, no Centro.
“Vamos orientar o público sobre como proceder em caso de situação de violência. No veículo, há uma assistente social para acompanhar essas pessoas. No fórum, há também psicólogo e assistente social atendendo na sala do júri”, informou a juíza Lara Carrera Arrabal Klein, titular da Comarca de Mimoso do Sul.
O projeto
O atendimento desta quinta ocorrerá até as 18 horas. Na sexta, os trabalhos seguem até as 13 horas. O Ônibus Rosa percorre os municípios do Estado levando informação e recebendo denúncias. Não é necessário ser mulher, vítima, ou estar diretamente envolvido em uma situação de violência doméstica para denunciar: qualquer pessoa que tome conhecimento pode e deve comunicar esse fato.
Panfletos também são distribuídos nos destinos das viagens, apontando os canais de denúncia. São eles: os telefones 190 (Polícia Militar), 197 (Disque-Denúncia) e 180 (Central de Atendimento à Mulher), além do e-mail violenciadomestica@tjes.jus.br. Informações também podem ser obtidas pelos números: (27) 3334-2709 e 3334-2174.
O trabalho do Ônibus Rosa destaca, ainda, o “Assediômetro”, o qual detalha as característica do assédio e como identificá-lo.