A Delegacia Especializada de Investigações Criminais (Deic) de Cachoeiro deflagrou nesta quarta-feira (13) a Operação Escambo, com o objetivo de desvendar crimes de furto e roubo de celulares.
Seis homens foram detidos. Segundo o delegado titular da Deic Rafael Amaral, o roubo às pessoas nas ruas tem sido uma constante não apenas em Cachoeiro, mas em todo o país.
“Por esse motivo solicitamos aos investigadores que dessem especial atenção a esse crime. A operação resultou na recuperação de 22 aparelhos de celular apenas no mês de julho”, frisa.
Outra fase da investigação é a identificação dos compradores desses celulares, que geralmente respondem pelo crime de receptação.
Mas existem também entre os comprados pessoas sem nenhuma passagem pela polícia. Algumas empresas estão sendo investigadas pela prática de receptação, informa a Polícia Civil.
“A pena pode chegar a oito de prisão. A Operação Escambo não tem dia para acabar”, destacou Rafael Amaral. Segundo ele, apenas ontem foram recuperados sete aparelhos, cujos proprietários foram identificados e receberam os celulares de volta.
A Polícia Civil orienta que ao registrar o Boletim de Ocorrência as vítimas insiram o número de IMEI do aparelho, que permite a sua identificação. É como se fosse uma carteira de identidade, com numeração exclusiva.