qui 20/junho/2024 21:05
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto ilustrativa: Pixabay

Operadora aponta aumento no consumo de 25% de internet no ES

redacao
Redação Dia a Dia

O consumo de internet aumentou consideravelmente durante o mês de março no mundo inteiro, inclusive no Brasil e no Espírito Santo, por conta da pandemia de coronavírus e a recomendação para que as pessoas fiquem em casa.

A Loga Internet, operadora capixaba de internet por fibra óptica, por exemplo, identificou um crescimento de 25% nos dias úteis, durante o horário comercial.

O dado foi coletado observando o comportamento dos clientes onde a empresa atua: Anchieta, Cachoeiro de Itapemirim, Guarapari, Linhares, Piúma, Sooretama, Vitória e Vila Velha, no Espírito Santo, e em Teixeiras de Freitas, na Bahia.

Diante desse contexto de isolamento social, os principais serviços de streaming e redes sociais, como Netflix, Youtube, Amazon Prime Video, Apple TV+, Facebook e Instagram, começaram a não disponibilizar mais conteúdos em alta definição. O objetivo é impedir que o aumento da demanda impacte na infraestrutura da internet, dificultando atividades como home office e aulas on-line.

Medidas

Por enquanto, a maioria dessas medidas foram tomadas apenas na Europa e no Reino Unido, locais onde os governos adotaram quarentena em massa por conta do crescimento do número de casos confirmados da Covid-19.

No Brasil, serviços como Globoplay, Globoesporte.com, Gshow, Globosat Play suspenderam, temporariamente, exibições com resoluções mais altas, como 4K e Full HD (1080p), e estabeleceu a HD (720p) como a máxima definição para conteúdo sob demanda e ao vivo.

Segundo o especialista em Tecnologia Renato Souza da Loga Internet, a empresa adotou medidas emergenciais para que este aumento de tráfego não comprometa a comunicação para quem está trabalhando ou estudando de casa (home office).

“Tivemos que projetar e executar várias ampliações de hardware na nossa rede para aumentar nossa capacidade de tráfego em até 50%. Foi uma operação executada em tempo recorde, feita praticamente toda em um único final de semana e que envolveu várias equipes trabalhando 24 horas por dia. O momento que estamos vivendo hoje exige esforços extras para o benefício da nossa sociedade”, reforça o especialista.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Corrida_São_Pedro_Cachoeiro_09_04_2024

Começa a entrega dos kits da Corrida de São Pedro

PRF Policia-Rodoviaria-Federal-BRA-31-12

Cai número de acidentes provocados por ingestão de álcool nas rodovias federais

encontro-coral-corais-19-06-2024

Encontro de Corais reúne sete grupos na Catedral de São Pedro

obras-corrego-dos-monos-19-06-2024

Obras melhoram a infraestrutura urbana de Córrego dos Monos

prisao-guacui-19-06-2024

Homem preso em Guaçuí com drogas e aliciando menores 14 dias após deixar a cadeia

picapes-celina-alegre-19-06-2024b

Duas pessoas ficam feridas após acidente entre picapes em Alegre

pintor-eletrocutado-nova-brasilia-19-06-2024

Pintor é eletrocutado enquanto trabalhava em igreja no bairro Nova Brasília

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Leia mais