Um dos principais pontos turísticos do país, o Parque Nacional do Caparaó (PNC) retomou a visitação ao Pico da Bandeira pela portaria no lado capixaba, em Pedra Menina, Dores do Rio Preto, a partir deste sábado (9).
No primeiro dia de visitação, apenas um casal subiu ao Pico, e outros que haviam agendado cancelaram, informa Ivan Souza, que trabalha na portaria do Parque há cinco anos. Segundo ele, por volta das 14h a temperatura estava em 12º.
Ivan, que trabalhou como guia por muito tempo antes de trabalhar no PNC, estima que se as chuvas previstas se confirmarem, o acesso deve ser fechado, já que o percurso tem trechos muito escorregadios, o que é muito perigoso para os visitantes.
“Hoje cerca de 30 pessoas foram até as cachoeiras, que ficam a mais ou menos 3,5 km da portaria de acesso”.
A entrada está liberada aos fins de semana e feriados, mas os amantes da natureza e aventureiros que quiserem desbravar, ou retornar ao local, deverão fazer agendamento prévio.
Os gestores do Parque orientam que durante a semana o acesso obedecerá a ordem de chegada na portaria, entre 8h e 9h, e que em alguns pontos a caminhada só será possível durante o dia. É o caso das Travessias Casa Queimada-ES x Tronqueira-MG e Tronqueira-MG x Casa Queimada-ES.
Conheça as regras para visitação e instruções para a reserva no site