No final de semana prolongado, os parques estaduais são uma opção de lazer em espaço aberto. No sábado (31), domingo (1) e na próxima segunda-feira (2), feriado nacional de Finados, os parques: Cachoeira da Fumaça, em Alegre; Forno Grande, em Castelo; Pedra Azul, em Domingos Martins; Itaúnas, em Conceição da Barra; e Paulo Cesar Vinha, em Guarapari, estarão abertos ao público para visitação.
Todos os parques estão localizados em municípios que estão atualmente em Risco Baixo de acordo com a classificação do mapa de Gestão de Risco da Covid-19.
Os parques Cachoeira da Fumaça, Itaúnas e Paulo Cesar Vinha têm limite de visitação de 100 pessoas por dia, das 8h às 16 horas. Não é necessário agendamento e o controle de acesso é pela ordem de chegada.
Já nos Parque Pedra Azul e Forno Grande, a visitação é feita em dois turnos, de 50 visitantes cada, das 8h às 11h e de 13h às 16h. Para a Pedra Azul, a visitação deve ser agendada pelo e-mail [email protected]. O interessado deve enviar nome, CPF, data e turno que deseja visitar o parque. É possível agendar até seis pessoas por e-mail.
Já no Forno Grande, não é preciso agendar para a visitação, apenas para a prática de escalada até o Pico. Os interessados devem enviar e-mail para [email protected].
Reabertura
Os parques estaduais estão autorizados a receber o público visitante seguindo as etiquetas sanitárias contra o novo Coronavírus. De acordo com a Portaria Nº 142-R, publicada no dia 18 de agosto, o Governo do Estado autorizou a reabertura das unidades de conservação seguindo a classificação do Mapa de Gestão de Risco.
O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) precisou readequar infraestruturas de funcionamento nos parques para atender aos protocolos exigidos pelo Governo do Estado. Uma ressalva é que todos ficarão com o Centro de Visitantes fechados para evitar aglomerações e os visitantes deverão usar máscaras, levar o próprio recipiente para beber água, além do álcool gel 70% para realizar a higienização das mãos com frequência. Pessoas que fazem parte do Grupo de Risco para a Covid-19 devem evitar a visitação ou acessar em horários de menor lotação, de acordo com a portaria estadual.