Meio Ambiente

Pesca de camarão e lagosta está proibida no litoral do Espírito Santo

A partir desta terça-feira (1º), está proibida a pesca de arrasto com tração motorizada para a captura de espécies de camarão da área costeira e marinha do Estado do Espírito Santo. A determinação se estende até 29 de fevereiro de 2021 e é embasada na Portaria Interministerial nº47, de 11 de setembro de 2018.

As secretarias de Pesca e Aquicultura e de Meio Ambiente de Anchieta tem orientado os pescadores do município. As embarcações registradas em outros estados estão proibidas de pescar no litoral do ES, e embarcações capixabas, proibidas de pescar o camarão fora do ES.

Quem atua na captura, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização de camarões deverá fornecer ao Ibama, a partir do início do defeso até o 7º dia corrido, a relação detalhada do estoque de espécies, indicando local de armazenamento, conforme IN 189 de 23 de setembro de 2008, anexo I.

Segundo a legislação, é permitida a pesca de espécies alternativas mediante autorização de pesca complementar, desde que devidamente identificadas na modalidade do permissionamento de cada pescador.

WhatsAppWhatsApp As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲

✅ Entrar agora

O limite permitido para captura de camarão rosa e branco, que é capturado junto ao sete barbas, é de 5% do total de todos os camarões capturados por cruzeiro de pesca. O transporte interestadual, a estocagem e o beneficiamento devem ser acompanhados de documentação de comprovação de origem, conforme formulário do Anexo II da IN 189/2008.

Em virtude da pandemia provocada pela Covid-19, a sede administrativa do Ibama não está realizando atendimentos presenciais, portanto a Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura, estará auxiliando todos que necessitarem fornecer ao órgão as declarações de estoque e de transporte dos pescados na primeira semana do defeso, que será realizada mediante envio por e-mail.

Lagosta

Além do defeso do camarão, em dezembro também inicia o período de proibição da pesca das lagostas-vermelha e verde (Panulirus argus, P. laevicauda). Este período foi instituído pela Instrução Normativa nº 206, de 14 de novembro de 2008, e estabelece os períodos de 1º de dezembro até 31 de maio como proibidos para a pesca da lagosta.

Durante o período estabelecido, fica proibido o transporte, a estocagem, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer volume de lagostas vermelhas e cabo verdes, que não seja oriundo do estoque declarado.

Redação Dia a Dia

Recent Posts

Espírito Santo registra crescimento na economia do Turismo no 4º trimestre de 2024

A Secretaria do Turismo (Setur) e o Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN) apresentaram, em…

4 horas ago

Marataízes: moradores do Pontal recebem títulos de propriedade de imóveis

A Prefeitura de Marataízes fez a entrega nesta quinta-feira (3) de mais 70 títulos de…

6 horas ago

Reunião discute situação dos moradores de rua em Cachoeiro

Representantes da Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, do Ministério Público, da Câmara Municipal e empresários…

7 horas ago

Atleta de Guarapari representa o Brasil nos Jogos Mundiais Escolares, na Sérvia

O jovem nadador paralímpico Miguel Piannissolla Ferreira, de 13 anos, já embarcou para Zlatibor, na…

7 horas ago

Justiça de Mimoso do Sul condena homem que esfaqueou desafeto em 2023

A justiça condenou nesta quarta-feira (2), Erildo Silva Alves, a 15 anos e quatro meses…

8 horas ago

Como cultivar a flor-de-maracujá e atrair polinizadores para o jardim

A flor-de-maracujá, conhecida por sua estrutura exótica e beleza singular, é uma das plantas mais…

11 horas ago