sáb 20/abril/2024 20:38
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Pesquisa aponta que cães e gatos vira-latas são os preferidos dos brasileiros

redacao
Redação Dia a Dia

A maioria dos brasileiros prefere animais de estimação sem raça definida (SRD), os populares vira-latas. É o que indica uma pesquisa realizada pelo Guiavet.

O resultado foi levantado por meio de dados de mais de 3.500 tutores de todo o país. No ranking dos cães, vira-latas lideram a lista com 39% de preferência pelos tutores.

O animal se tornou tão presente na vida das famílias brasileiras que tem até dia próprio para comemorar. O dia 31 de julho é conhecido nacionalmente como o Dia do Vira-Lata.

A forte presença dos pets nas casas brasileiras é tão forte que o  fato é confirmado pela Pesquisa Nacional de Saúde, feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O IBGE informou que em 2013, haviam 52,2 milhões de cachorros nos domicílios do país. Já em 2021, a pesquisa Radar Pet, realizada pelo Sindicato da Indústria Veterinária, projeta que houve um aumento de 30% do número de animais domésticos durante a pandemia.

Já o PetCenso, levantamento realizado pela DogHero, maior empresa do segmento de serviços para animais de estimação da América Latina, realizado no ano passado, diz que a predominância dos cães vira-latas é de 40% dos lares. O mesmo levantamento diz que os gatos chegam a atingir o índice de 98%.

Segundo os dados de todas as pesquisas, um dos principais motivos para a adoção de vira-latas é o aumento da quantidade de pessoas incentivando a adoção responsável.

 

Quanto tempo vivem os vira-latas?

Não é possível apontar o tempo exato de vida dos vira-latas, segundo os pesquisadores, que informam que o tempo médio fica entre 10 e 12 anos.

Mas tudo depende das condições de moradia, alimentação e a qualidade de vida oferecido ao animalzinho de estimação. Os pesquisadores informam ainda que os animais de pequeno porte geralmente vivem mais.

 

SAIBA MAIS

– A pesquisa  do Guiavet  aponta que no páreo dos gatinhos, os felinos  SRD também são preferidos por 51% dos brasileiros. A pesquisa aponta que a segunda raça preferida de cães é a ShihTzu (9,5%. A terceira é a Pinscher (6,34%);

– As demais posições foram para: Pit Bull (4º), Poodle (5º), Yorkshire (6º), Lhasa Apso (7º), Labrador (8º) e Buldogue (9º). Border Collie e Chow Chow empatam na 10º colocação;

– Entre os gatos, o segundo lugar fica com o Siamês. Ele é seguido pelo Abissínio (3º), Angorá (4º), Pêlo Curto Americano (5º), Persa (6º), Bengal (7º) e Americano de Pêlo Áspero (8º). Bobtail Americano e Asiático dividem o 9º lugar. Balinês e Himalaio ficam empatados em 10º.

 

 

Tentativa_homicídio_Jerônimo_Monteiro_20_04_24

Marido atira na esposa e depois tenta se matar, em Jerônimo Monteiro

MimosodoSul_telhado

Lei garante apoio psicológico para vítimas de desastres naturais

Robo Versius_Heci_20_04

Hospital Evangélico Cachoeiro alcança a marca de doze cirurgias robóticas

atendimentos emergenciais_Mimoso_Sul_19_04

Mais de 3,7 mil atendimentos emergenciais de saúde já foram realizados em Mimoso

Apreensão_Piúma_19_04_24

Polícia Civil de Piúma prende liderança do tráfico no bairro Piuminas

Poema de Cores_Cachoeiro_19_04

Exposição ‘O Poema das Cores’ chega a Cachoeiro de Itapemirim

premobras_19_04_24

Premobras anuncia 100 vagas de emprego exclusivas para moradores de Mimoso

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Leia mais