sáb 13/abril/2024 04:20
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
João Bosco e Karina Andrade Soares/ Divulgação

Pessoas com deficiência são a bola da vez no esporte, emprego e visibilidade

Lilia-barros-05-09-2023
Lilia Barros

As 400 mil pessoas com deficiência (PCDs), que moram no Espírito Santo, de acordo com censo de 2022, estão recebendo diversos incentivos nas áreas de empregabilidade, esporte e suporte de equipamentos e aparelhos que vão dar visibilidade e facilitar a vida deles.

Vários programas e projetos estão em andamento para esta população que muitas vezes sofre com o preconceito do capacitismo. O ex-prefeito de Vargem Alta e atual assessor da Secretaria da Casa Civil, João Bosco Dias, lista alguns.

Parapan 2023

Os atletas capixabas de alto rendimento estão participando dos Jogos Parapan 2023, um evento multidesportivo internacional, para atletas que possuem alguma deficiência.

João Bosco informou que os PCDs capixabas estão representando o Espírito Santo e serão recebidos de volta com uma homenagem. “O Estado está partipando do Parapan. Os jogadores vão chegar no dia 27 de dezembro e receberão um homenagem da Secretaria de Estado do Esporte. Assim que chegarem vão também participar de outro programa, dessa vez de empregabiliade”

Programa Reconecta

Uma oportunidade voltada para a empregabilidade dos 18,5 milhões de pessoas com deficiência, de acordo com o censo de 2022, está prestes a acontecer. E o Estado do Espírito Santo foi convidado pelo Ministério Público do Trabalho para participar. É o programa Reconecta, que será realizado de 4 a 7 de dezembro.

João Bosco faz parte da Comissão Organizadora. “O Reconecta beneficia a população que tem alguma deficiência oferecendo chance de emprego. O Espírito Santo vai estar com as secretarias que prestam serviço para este público, envolvidas nesta proposta. Serão quatro dias e nós vamos participar de dois”, avisa.

Ele explica que no Espírito Santo será lançado o um cadastro unificado para as pessoas desempregadas não precisarem buscar vagas em vários canais ao mesmo tempo. Um único portal vai abrigar todos os cadastros e oportunidades.

“Nesse cadastro único haverá uma área exclusiva para os PCDs, e o Sine estará lá também disponibilizando vagas e avaliando os candidatos do cadastro. Essa integração vai facilitar bastante.”, comemora Bosco.

Vida Sem Limites

Recentemente o Espírito Santo foi representado no evento de relançamento do projeto “Vida Sem Limites”, em Brasília. João Bosco esteve na capital federal representando os capixabas e informou que serão investidos R$ 6 bilhões nos projetos voltados para os PCDs.

“Com este valor, será possível aumentar a frota do transporte, contratar cuidadores, dar treinamento para agentes de saúde, adquirir cadeiras de rodas, próteses e outros aparelhos, além de inseri-los em programas de habitação. Precisamos vencer o capacitismo que é um preconceito mas isso não depende só do governo, a sociedade civil tem que romper essa barreira.”

João Bosco faz parte de um Grupo de Trabalho que coordena o diálogo sobre temas relacionados a projetos para PCDs.  Participa do grupo a assessora de comunicação da Casa Civil, Karina Andrade Soares, que também esteve no relançamento do projeto.

O “Vida Sem Limite” é um programa desenvolvido pelo Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania em prol da dignidade e da promoção dos direitos das pessoas com deficiência, com participação de outros 27 ministérios. O plano possui quatro eixos e cerca de 100 ações.

 

IPAJM

Beneficiários do IPAJM aniversariantes de janeiro a abril: recadastramento obrigatório termina no fim deste mês

Casa_cultura_Roberto_Carlos_12_04

Mapa do Turismo Brasileiro: Cachoeiro mantém bom desempenho e cumpre 100% dos requisitos

Carreta_tomba_BR101_12_04_2024

Carreta tomba na BR-101 e uma pessoa fica ferida, em Anchieta

Mutirão_limpeza_Mimoso_Sul_11_04_24

Voluntários peregrinos de 8 cidades arregaçam as mangas para limpar Mimoso do Sul

Carros_apreendidos_Marechal_Floriano_11_04_

Carro usado em roubo a estande de tiros é apreendido pela Polícia Civil

Diocese_Estudo_Bíblico_11_04_24

Mês da Bíblia é destaque no 1º Seminário Regional da Animação Bíblica da Pastoral

Projeto_Tamo_Chegando_Cachoeiro_11_04_24

Dia D do “Tamo Chegando” no Zumbi terá apresentação de Teatro Lambe-Lambe

Fazenda_Santa_Casa_Cachoeiro_11_04_24-

Fazenda da Santa Casa vai plantar 20 mil mudas para alimentar pacientes

Leia mais