Na tarde da última terça-feira (3), a Polícia Ambiental do Caparaó realizou, no bairro Belvedere, em Bom Jesus do Norte, a apreensão de 16 pássaros da fauna silvestre nativa, entre eles um catatau, também conhecido como pixoxó, ave que está na Lista Nacional Oficial de Espécies da Fauna Ameaçadas de Extinção. A ação ocorreu durante patrulhamento rotineiro no município.
Todas as aves estavam sem anilha de identificação e documentação, e com elas ainda havia uma armadilha conhecida como alçapão, utilizada na captura de pássaros. Foram aprendidas também 11 gaiolas e um viveiro onde eram feitos acasalamento das aves para comercialização.
Duas pessoas vão responder por ter em cativeiro ou depósito espécimes da fauna silvestre nativa sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, que prevê pena de detenção de seis meses a um ano, e multa. Nesse caso, a pena é aumentada de metade, pois o crime foi praticado contra espécie rara ou considerada ameaçada de extinção.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
A Polícia Ambiental adverte que para ser um criador amador de passeriformes a pessoa deve adquirir espécies somente de criadouros credenciados e portar lista de relação de passeriformes emitida pelo Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema) ou pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).
Qualquer crime ambiental pode ser denunciado através do telefone do Disque Denúncia – 181, ou ainda pelo site.