ter 16/dezembro/2025 14:02
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Polícia Federal palestra para empresários e trabalhadores do setor de rochas

Foto: Karina Porto Firme

Como identificar operações de risco nas relações comerciais. Esse foi o tema da palestra que o superintendente da Polícia Federal do Espírito Santo (PF/ES), Eugênio Ricas, ministrou para representantes de empresas do setor de rochas ornamentais capixaba, nesta quarta-feira (03).

Realizado de forma híbrida, o evento reuniu cerca de 70 participantes, entre convidados presentes no auditório do sindicato patronal, em Cachoeiro de Itapemirim, e participantes virtuais.

A palestra foi motivada por recente operação policial em que empresas do setor acabaram sendo envolvidas por ações de organizações criminosas para o tráfico internacional de drogas.

Este e outros casos foram comentados pelo representante PF/ES que destacou dicas de prevenção para as empresas. Ricas falou da importância de todos estarem atentos a situações anormais, de forma a identificar ações supeitas.

Segundo ele é preciso treinar bem a equipe sobre a política da empresa, ser fiel às boas práticas de mercado, não compactuar a irregularidades (administrativas, cíveis e criminais) e documentar as operações de venda e exportação.

O superintendente da PF destacou que o setor de rochas gera muito emprego e renda para o Espírito Santo, e que é importante atuar na prevenção, para não precisar atuar de forma repressiva. “O melhor caminho será sempre a disseminação de uma cultura de integridade”, afirmou Eugênio Ricas.

Ed Martins, presidente do Sindirochas, falou da importância do encontro, o segundo realizado pela entidade (o primeiro aconteceu em 2017 logo após a realização de uma outra operação policial em que empresas do setor foram envolvidas).

“O Sindirochas reforça e prima pela atuação das empresas dentro da legalidade. Precisamos tomar todos os cuidados possíveis. Cada um fazendo a sua parte, cuida não apenas da imagem da sua empresa, mas contribui para preservar a reputação de todo arranjo produtivo”, pontuou.

Tales Machado, presidente do Centro Brasileiro dos Exportadores de Rochas Ornamentais (Centrorochas), frisou que o setor não compactua com irregularidades. “Parcerias como esta reforçam o trabalho feito pelas entidades”.

“Todas as empresas precisam ficar atentas e treinar seus trabalhadores para identificarem atitudes suspeitas. Pessoas querendo pagar em dinheiro vivo e com preço acima do mercado e tentar despachar as rochas para lugares pouco comuns pode ser forte indício de organizações criminosas”, enfatizou Ricas.

 

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

muniz-freire-hospedagem-cafe-especial-

Hotéis brasileiros passam a adotar novas regras para check-in e check-out

cachoeiro-sala-de-aula

Prefeitura de Cachoeiro abre inscrições para processos seletivos na Educação

tela-portal-transparencia-920x530-1

TRE-ES apoia consulta do TCU para apontar temas de fiscalização em 2026

nota-premiada-capixaba-27-07-2023

Último sorteio do Nota Premiada do ano será nesta quinta-feira (18)

palacio-anchieta-natal-2025

Palácio Anchieta ganha cenário iluminado com “Natal nos Jardins”

cachoeiro-guarda-municipal-operacao-natal-2025

Segurança: Guarda de Cachoeiro inicia Operação Natal

ceia-natal-08-12-2024

Festejos de fim de ano: cuidado com os acidentes nos olhos

muniz-freire-premio-prata-transparencia-

Transparência: Muniz Freire é premiado e recebe reconhecimento nacional

Leia mais