sáb 27/julho/2024 00:18
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Polícia Federal

Polícia Federal prende no ES integrante de organização criminosa de tráfico interestadual

redacao
Redação Dia a Dia

Integrantes de uma organização criminosa dedicada ao tráfico interestadual de entorpecentes que utilizava o transporte rodoviário e remessas pelos Correios foram alvo da Operação CASH II, da Polícia Federal, nos estados do Espírito Santo e Mato Grosso do Sul. Até o momento um homem foi preso em solo capixaba.

A Operação foi deflagrada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – FICCO/ES, na manhã desta terça-feira (14), com o objetivo de obter provas da atuação de organização criminosa e prender seus integrantes.

Segundo as investigações da PF, o grupo é responsável por traficar aproximadamente 300 kg de drogas por mês, realizando diversos pagamentos para comprar maconha, haxixe e cocaína do estado do Mato Grosso do Sul, com objetivo de abastecer o consumo de drogas no Espírito Santo, especialmente na Grande Vitória.

Na ação de hoje (14), estão sendo cumpridos 20 mandados de busca e apreensão nos estados do Espírito Santo e Mato Grosso do Sul.

Em alguns dos endereços foram apreendidas balanças de precisão e diversos tipos de entorpecentes em porções prontas para venda pelo tráfico, dentre elas maconha, haxixe, crack, lança-perfume e drogas sintéticas, além de R$ 7.000,00 em dinheiro e alguns celulares.

Um homem de 23 anos foi preso em flagrante no bairro do Aribiri, em Vila Velha, com drogas armazenadas em sua residência.

Entenda o caso

A investigação teve início em fevereiro de 2022 quando a Polícia Militar apreendeu mais de R$ 800 mil em espécie na posse de dois investigados. Naquele momento, por não ser crime transportar dinheiro, não houve a lavratura de flagrante, mas foi instaurado inquérito policial para apuração dos fatos.

A partir daquele momento foram estabelecidas amplas medidas de investigação realizadas pelos integrantes da FICCO, angariando provas para elucidar os fatos, resultando na identificação de uma organização criminosa voltada ao tráfico de drogas e lavagem de dinheiro, utilizando-se para isso de contas de terceiros (“laranjas”) para movimentação de valores.

No decorrer da apuração verificou-se que a droga era adquirida no Mato Grosso do Sul, sendo transportada ou entregue via Correios aos demais integrantes para posterior distribuição no estado capixaba.

Os investigados responderão pela prática do delito de associação para o tráfico, tráfico interestadual de drogas, organização criminosa e lavagem de capitais. Se condenados as penas aplicadas podem ultrapassar 20 anos de prisão.

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado – FICCO/ES faz operação de repressão ao tráfico de drogas. Investigados.

A FICCO é composta por várias forças de segurança que atuam de forma integrada na investigação e na deflagração das operações, sendo no Espírito Santo composta pela Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Penal, SESP/ES, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e as Guardas Civis Municipais da Serra, Vitória, Vila Velha, Viana e Cariacica.

Fotos: Polícia Federal

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

aquaviário

Grande Vitória vai ter cinco novas estações do Aquaviário

gado-rebanho-vaca-26-07-2024

Polícia investiga furto de gado em fazenda de Mimoso do Sul

Luna Hardman - foto Rafael Silva

Segunda etapa do Circuito Estadual de Bodyboarding agita as ondas de Guarapari

Abertura Fenaci Feira de Negocios 2024 - 24-07 (8)

Feira de Negócios e Agroturismo de Cachoeiro é aberta com grandes expectativas

trabalho-escravo-25-07-2024 - 1

Mulher resgatada após trabalhar 46 anos como doméstica sem salário

dinheiro-falso-25-07-2024

Casal do Espírito Santo investigado por espalhar dinheiro falso pelos Correios

cafu_2 - conmebol

Cafu, o capitão do Penta, faz palestra na Feira de Negócios de Cachoeiro

victor-coelho-24-07-2024 (1)

Excelência em gestão: Cachoeiro conquista certificação Safira da Caixa Econômica

Leia mais