A Polícia Rodoviária Federal (PRF) lançou o sistema Sinal Desaparecidos, com o intuito de encontrar as pessoas que somem o mais rápido possível, já que as primeiras horas após o desaparecimento são essenciais no processo de localização.
A PRF diz que para utilizar o sistema é bem simples, bastando acessar o site “desaparecidos.prf.gov.br” . Feito isso é só preencher os dados do noticiante e da pessoa desaparecida, com o nome, telefone e endereço, bem como as informações sobre o desaparecimento.
Ainda segundo a PRF, Após o registro, todos os policiais de plantão, em um raio de 500 quilômetros do local da ocorrência, serão imediatamente comunicados do ocorrido.
Por isso, quanto mais rápido for feito o registro no sistema da PRF, maiores são as chances de localizar a pessoa desaparecida.
O serviço funciona todos os dias da semana, 24 horas por dia. Além do site, o registro também pode ser feito via telefone – para isso basta ligar no número de emergência da PRF, o 191.
Mas a PRF faz um alerta: o registro no sistema Sinal Desaparecidos da PRF não substitui a confecção do Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.
Lembra ainda que comunicar a uma autoridade fato criminoso que não existiu é crime previsto no artigo 340 do Código Penal, com pena de detenção de um a seis meses, ou multa.