O Brasil atingiu 213,4 milhões de habitantes em 1º de julho de 2025, segundo estimativa divulgada nesta quinta-feira (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O número representa crescimento de 0,39% em relação ao ano anterior. A publicação da estimativa no Diário Oficial da União é exigida pelo Tribunal de Contas da União.
Ela serve como base para cálculo do Fundo de Participação de Estados e Municípios, que garante a transferência de recursos da União para os entes federativos.
O IBGE calcula a população a partir do último censo, realizado em 2022, projetando dados como taxas de nascimento e mortalidade.
As informações também são usadas para indicadores econômicos e sociodemográficos entre os censos.
A novidade em 2025 é a inclusão do município de Boa Esperança do Norte (MT), com 5.877 habitantes, tornando-se o mais novo município do país. Atualmente, o Brasil possui 5.571 cidades.
Segundo Márcio Minamiguchi, gerente de Estudos e Análises da Dinâmica Demográfica do IBGE, o país apresenta uma tendência de crescimento cada vez mais lento.
“Os resultados mostram uma desaceleração, confirmando o que já indicavam o Censo 2022 e as projeções da população”, disse.
O instituto prevê que a população brasileira continue crescendo até 2041, chegando a 220,43 milhões de pessoas, mas deve começar a diminuir a partir de 2042, chegando a 199,2 milhões em 2070.
Destaques
São Paulo é o estado mais populoso, com 46 milhões de habitantes, ou seja, quase um em cada cinco brasileiros mora lá.
Roraima é o menos populoso, com 738,772 habitantes.
A cidade de São Paulo é a mais populosa do país, com 11,9 milhões de moradores.
Se fosse um estado, só ficaria atrás de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Bahia.
Entre as capitais, Palmas (TO) tem a menor população, com 328,5 mil habitantes.
A menor cidade do país é Serra da Saudade (MG), com 856 moradores.
Fonte: Agência Brasil
👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo
✅









