dom 22/dezembro/2024 00:15
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Possibilidade de redução de aluguel comercial durante a quarentena

redacao
Redação Dia a Dia

ARTIGO: Mateus Fassarella, advogado integrante da Altoé Advocare Advogados Associados.

 

A pandemia ocasionada pelo coronavírus (Covid-19) é uma situação alheia à vontade de qualquer pessoa (acredita-se), imprevisível e inesperada, que causa e causará danos de difícil reparação, quiçá irreparáveis.

Temos visto toda a sociedade sofrer com os efeitos da pandemia, em especial os empresários que tiveram as atividades paralisadas e não estão auferindo lucro, pois estão de portas fechadas, temendo doravante insolvência. Pior ainda, são os aqueles que alugam a área destinada ao funcionamento da empresa, porque além de estarem com as atividades paralisadas e não utilizando o imóvel alugado, estão sendo obrigados a pagar o aluguel em sua integralidade.

Nestes casos, para buscar o equilíbrio contratual, pode o locatário pleitear, amigavelmente, a redução do valor do aluguel por caso de força maior, imprevisível e alheio à vontade.

Não se pode olvidar que neste momento difícil, certamente o locador consentirá com a redução do aluguel chegando a um acordo bom para ambas às partes, especialmente porque o locatário está utilizando-se da boa-fé ao pleitear a redução.

Não sendo o caso de acordo amigável, destaca-se que pode ser pleiteada judicialmente a redução dos alugueis, ou até mesmo a extinção do contrato, este último em casos mais extremos.

Digo isto porque Juízes de todo o Brasil estão concedendo liminar para suspender o pagamento total ou parte dos aluguéis. Cito, por exemplo, uma recente decisão do juízo da 24ª Vara Cível de Brasília, que em tutela de urgência, reduziu em 50% o valor do aluguel do imóvel onde funciona, há mais de 20 anos, o restaurante Villa Tevere, conforme informação do próprio TJDF.

A decisão considerou a queda no faturamento da empresa em razão das restrições comerciais impostas pelo poder público na tentativa de conter a disseminação do coronavírus.

Obviamente, em razão do delicado e crítico momento em que vivenciamos, o mais aconselhável é resolver amigavelmente a redução do aluguel, não sendo o caso, é possível buscar o equilíbrio contratual judicialmente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

default

Último fim de semana do Circo Portugal em Marataízes com ingressos a R$ 20

apreensao-mimoso-20-12-2024

Cinco crianças são resgatadas de casa usada como ponto de tráfico de drogas em Mimoso

gabriel-rita-francisco-20-12-2024

Gabriel Bravo, o “menino de ouro”, brilha em astronomia e xadrez

Ferraco-junior-correa-diplomacao-19-12-2024C

“Não vamos olhar para trás”: Ferraço é diplomado para quinto mandato em Cachoeiro

presidio

Mais de 2,5 mil detentos do ES ganham direito à saída temporária de Natal

camara-municipal-vereadores-cachoeiro-08-10-2024

Câmara aprova projeto que concede abono de R$ 2 mil a servidores

ferraco-junior-correa

Ferraço e Júnior Corrêa serão diplomados nesta quinta em Cachoeiro

estudantes-19-12-2024

Governo do ES vai abrir inscrições para 1 mil bolsas integrais em cursos de graduação

Leia mais
plugins premium WordPress