O governador Renato Casagrande está tentando pousar em Mimoso do Sul, onde a situação é bastante crítica devido as chuvas intensas.
Ele anunciou durante coletiva, na manhã deste sábado (23), que decretará estado de emergência nos municípios gravemente afetados.
Foram disponibilizados dois helicópteros para ficarem no Aeroporto de Cachoeiro, para atender pessoas ilhadas especialmente nos municípios de Mimoso do Sul e Apiacá, que estão com as estradas interditadas.
O governador informou que os prefeitos dessas cidades relataram que algumas pessoas estão desaparecidas na cidade, mas a informação ainda não foi confirmada.
Cachoeiro
O prefeito de Cachoeiro de Itapemirim fez um alerta a população para a subida do nível do rio Itapemirim que está mais de 2 metros acima do normal e pode transbordar a qualquer momento.
“Peço que os moradores e comerciantes ribeirinhos redobrem a atenção e acompanhem as atualizações da Defesa Civil.” A expectativa é de que as chuvas continuem a cair na região pelo menos até amanhã.
Apoio
A Assembleia Legislativa vai devolver ao Governo do Estado R$ 17 milhões economizados ao longo de 2023.
Em acordo entre o governador e o presidente da Casa, Marcelo Santos, o recurso será destinado ao Fundo da Defesa Civil, de onde poderá ser transferido para o enfrentamento de crise nos municípios afetados. O governo complementará os recursos na medida em que for necessário.
Ao mesmo tempo, colchões e alimentos são enviados para as bases de apoio montadas na região. Além disso, diante do ocorrido nos municípios de Mimoso, Vargem Alta e Alegre, o 9° batalhão da Polícia Militar está recebendo materiais de consumo e roupas para doação aos atingidos pelas chuvas e que estejam necessitados.
Veja o vídeo do prefeito
Ver essa foto no Instagram