A Prefeitura de Cachoeiro está assinando convênios com instituições de ensino superior para elevar a oferta de estágio oferecidas pela administração municipal. A expectativa é que as chances sejam ampliadas posteriormente para até duas mil, incluindo as não remuneradas.
Os acordos já foram fechados com 11 faculdades. Nesta quinta-feira (12), às 13h30, vai ocorrer a de celebração dos contratos, em solenidade no auditório da Escola Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários.
Em 2017, foi publicada a Lei 7.480, que dispõe sobre a concessão de estágios na administração municipal.
As regras definiram remuneração de R$ 450 para estágios de ensino médio, de educação profissionalizante, de educação especial e de educação de jovens e adultos, com 25 horas semanais de atividades; e R$ 620 para estágios de ensino superior, com 30 horas semanais.
Mudança em lei
Neste ano, em junho, foram feitas alterações na lei, sobretudo no que se refere aos estágios de nível superior. Com o novo texto, fica estipulado que o quantitativo de oferta de vagas será de até 20% do número de servidores ativos; cumprimento de pelo menos 25% do total do curso para admissão, sendo vedada a contratação de quem está a seis meses do término dos estudos; duração máxima do período de estágio de dois anos; e fornecimento de vale-transporte em dinheiro (valor de duas passagens de ônibus por dia).
A partir dos convênios com as instituições de ensino, abriu-se também a possibilidade de aceitação de estagiários não remunerados, nos casos em que o estudante precisa exercer atividades complementares obrigatórias.
Atualmente, 293 estagiários bolsistas atuam na administração municipal, e a meta é ampliar para 500 o número de bolsas ofertadas.
“O poder público municipal ganha muito com a ampliação da oferta de estágios. Os estudantes, dotados de conhecimentos teóricos atualizados, chegam com muita vontade de colocar os seus estudos em prática, e há um intercâmbio muito produtivo com os demais servidores. Além disso, os convênios com as faculdades eliminam os custos que nós tínhamos com uma empresa de recrutamento”, afirma o secretário municipal de Administração, Cláudio Mello.
“O número de instituições e cursos de ensino superior em Cachoeiro tem aumentado muito, e o poder público municipal está se empenhando para proporcionar experiências de formação de qualidade aos estudantes em cada uma de suas áreas de conhecimento”, completa o prefeito Victor Coelho.