ter 16/dezembro/2025 06:05
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Prefeitura reúne comunidades tradicionais para falar sobre racismo nesta segunda

Será realizado nesta segunda-deira (21) às 18 h no Circo da Cultura, localizado na Praça de Fátima, um encontro com comunidades tradicionais em alusão ao Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial, celebrado na mesma data.

Segundo a Coordenadoria Executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para as Mulheres, vinculada à Secretaria Municipal de Governo e Planejamento Estratégico (Semgov) de Cachoeiro, por meio de sua Coordenação de Igualdade Racial e atenção as Comunidades Tradicionais, o encontro tem como objetivo exaltar a cultura afro e sua importância na formação da identidade sociocultural brasileira.

Além disso, também será debatido o enfrentamento do racismo e de outras formas correlatas de discriminação étnico-raciais e de intolerância religiosa.

Para Fayda Belo, coordenadora executiva de Cidadania, Direitos Humanos e Políticas para Mulheres da Prefeitura de Cachoeiro, o estabelecimento do diálogo constante com as comunidades do município é essencial no desenvolvimento de políticas para enfrentamento do racismo e para a valorização da identidade afro.

Segundo a coordenadora, o combate à discriminação racial é uma pauta importante para o município, que tem buscado, através de políticas públicas, conferir à população negra, bem como às comunidades tradicionais, instrumentos para uma efetiva igualdade e proteção contra qualquer tipo de intolerância e discriminação.

Fayda cita o Projeto de Lei 06/2022, de iniciativa do executivo municipal, enviado ao legislativo, que concede reservas de vagas para negros, pardos e indígenas dentro dos processos seletivos da administração municipal, como exemplo.

“Isso demonstra a preocupação da municipalidade em conferir à população negra meios reais para o alcance da equidade racial e da mobilidade social. Continuaremos sem medir esforços para que nossa cidade de Cachoeiro seja mais justa, mais inclusiva e mais igual para todos”, afirma.

O subsecretário de Cidadania, José Carlos Gualberto, destaca que a data é de extrema importância para que possamos refletir sobre a realidade de preconceito racial que ainda há no país, uma vez que é visível o abismo racial que existe no Brasil, onde grande parte da população abaixo da linha da pobreza é negra, e as estatísticas comprovam isso.

“Por isso, é muito importante a reflexão desse dia, para compreendermos os impactos da histórica segregação racial na sociedade em que vivemos”, destaca

Sobre a data

Oficializada em 1969 pela Organização das Nações Unidas (ONU), a data para o Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial foi escolhida em memória às vítimas do chamado “Massacre de Sharpeville”, ocorrido na província de Gautung, na África do Sul, durante o regime do Apartheid, para que marcasse a importância dessa luta contra a discriminação racial em todo o planeta.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

contorno-jacaraipe-nova-almeida-

Governo do Estado entrega novo Contorno de Jacaraípe, na Serra

policia-mimoso-furto-escola-15-12-2025

Polícia prende dois suspeitos de furto em escola de Mimoso do Sul

economia-calculadora

Mercado reduz previsão da inflação e IPCA fica mais perto da meta

sifilis

Sífilis cresce no Brasil, principalmente entre gestantes, e preocupa médicos

livraria-dia-do-livro

Mercado do livro avança e gera 70 mil empregos em 2025

policia-militar-mimoso-do-sul-

Mulher denuncia ex por ameaças com fotos de armas em Mimoso

marataizes-qualificacao-profissional-14-12-2025-

Mais de 250 pessoas se formam em cursos de capacitação em Marataízes

espirito-santo-em-acao-

Mais de 100 empresários se reúnem para debater futuro e economia do ES

Leia mais