sex 26/abril/2024 15:05
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Presidente da OAB pede vara especializada em violência doméstica em Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

É preciso criar urgentemente uma vara especializada em violência doméstica em Cachoeiro. Quem defende a ideia é o presidente da 2ª Subseção-Cachoeiro da Ordem dos Advogados do Brasil, Adílio Domingos dos Santos Neto.

Ele destacou que é importante a mobilização da Justiça, do Ministério Público e de toda a sociedade para que isso aconteça durante sua palestra na Câmara de Cachoeiro sobre a Lei Maria da Penha.

Ele esteve na Casa de Leis cachoeirense como convidado da Ouvidoria da Mulher para falar na programação em  comemoração ao Agosto Lilás.  “Uma vara especializada garantiria a prestação jurisdicional e traria pacificação social”, defendeu.

Destacando não possuir lugar de fala em relação ao tema, o presidente da OAB afirmou que ainda assim poderia trazer algumas informações e relacionar dados atuais sobre a violência contra a mulher.

Segundo ele, apesar de todo o aparato legal que tem se criado no Brasil, a cada 7 horas é registrado um caso de feminicídio e a cada dois segundos uma mulher é agredida no país, sendo que 80% dos agressores são companheiros ou ex-companheiros da vítima.

Além disso, lembrou, com o agravamento da situação decorrente da pandemia, somente de janeiro a junho desse ano, 57 mulheres foram assassinadas no Espírito Santo. “Portanto, apesar dos claros esforços que estão ocorrendo em relação ao tema no país, será que temos algo a comemorar?”, provocou.

Para Santos Neto, todas as medidas para reduzir os índices de violência contra a mulher são de interesse coletivo. “Essa é uma busca de todos nós para chegarmos a uma sociedade mais justa e fraterna. Não há dúvidas de que ser mulher no Brasil é arriscado, e o estado precisa criar políticas públicas voltadas para a questão, porque sabemos da urgente necessidade de erradicarmos a praga que é a violência contra a mulher”, finalizou.

 

Agosto Lilás

O ciclo de debates sobre a violência contra mulher está sendo promovido pela Ouvidoria da Mulher da Câmara de Cachoeiro para comemorar o Agosto Lilás, movimento criado em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), assinada no dia 7 de agosto e que está completando 15 anos. Segundo o ouvidor da mulher, vereador Alexandre Maitan (DEM), a intenção é divulgar a necessidade de prevenção e de enfrentamento à violência doméstica, que é um problema crônico no Brasil. Veja a programação das próximas sessões:

17/08, 15h00 – Convidada: Dra Kelly Vicente de Freitas, Coordenadora da Comissão da Mulher Advogada. Tema: violência obstétrica.

24/08, 15h00 – Convidada: Dra. Fayda Belo da Costa Gomes, advogada criminalista. Tema: tipos de violência que ocorrem dentro de um ambiente doméstico/familiar.

31/08, 15h00 – Convidada: Márcia Cristina Fonseca Bezerra, Secretária Municipal de Desenvolvimento Social. Tema: Serviços oferecidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social, às mulheres vítimas de violência.

viaria

Vídeo: requalificação viária com rotatória na avenida Lacerda de Aguiar

Polícia_Civil_Operação_Armeria-26_04_24

Seis pessoas da mesma família são presas por fabricar e vender armas para o crime organizado

Ciclo do Saber Turismo - 24.04 (8)

Caparaó capixaba debate potencial turístico e econômico no sul do Estado

Corrida_Santa_Rita_24_04

Inscrições abertas com 300 vagas para a 4ª Corrida de Santa Rita

Feijoada São Jorge_Anchieta_25_04_24

Anchieta terá feijoada com distribuição gratuita em homenagem a São Jorge

Nova_Sede_Promotoria_Justiça_Rio_Novo_Sul_25_04

Nova sede da Promotoria de Justiça é inaugurada em Rio Novo do Sul

neoindustrialização_ES_25_04_24

Financiamento para neoindustrialização alavanca crescimento industrial capixaba

Governador_Casagrande_São_Paulo_25_04

Casagrande apresenta potencialidades do Espírito Santo em evento de São Paulo

Leia mais