O governo federal deve realizar concurso público com mil vagas todo ano, até 2022, para a Polícia Rodoviária Federal (PRF).
“É isto que estamos trabalhando neste momento, que haja previsão para que se possa fazer concurso em 2020 para ingresso em 2021, 2022, 2023, e assim sucessivamente”, destacou Deolindo Carniel, presidente da FenaPRF, federação nacional da categoria, em declaração ao canal oficial da PRF na semana passada.
Segundo o dirigente, essa é uma promessa do próprio presidente da República, Jair Bolsonaro. O objetivo é contar com 13.098 posições preenchidas na corporação, entre veteranos e novos profissionais, cujo salário está em torno de R$ 10 mil.
O presidente sindical acrescentou que a categoria reivindica a nomeação de todos os aprovados no certame do ano passado. “É a única forma de enfrentar um déficit no curto prazo. Se abrirmos um concurso ano que vem, não vamos conseguir chamar esses remanescentes”, afirmou Carniel.
Concurso anterior
O último concurso da PRF lançou 500 vagas, tendo como banca organizadora o Cebraspe. A disputa teve as seguintes etapas: provas objetivas, dissertativas, exames de capacidade física, exames de saúde, avaliação psicológica análise de títulos, investigação social e curso de formação.
O exame objetivo apresentou 120 questões sobre língua portuguesa, raciocínio lógico-matemático, informática, noções de física, ética no serviço público e geopolítica brasileira. E mais: legislação de trânsito, noções de Direito Administrativo, noções de Direito Constitucional, noções de Direito Penal e Processual Penal, legislação especial e direitos humanos e cidadania.