qui 12/dezembro/2024 17:56
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Processos de licenciamento ambiental e fiscalização serão digitalizados no ES

redacao
Redação Dia a Dia

O Governo do Estado, por meio do Instituto Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), assinou, nessa quinta-feira (18), o contrato para digitalização dos processos de licenciamento ambiental, fiscalização, monitoramento, gestão de fauna e suas interrelações. O extrato do contrato foi publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (19).

Para o diretor presidente do Iema, Alaimar Fiuza, a migração dos serviços prestados pelo órgão para um ambiente totalmente digital será uma revolução.

“Esta revolução, que chamamos de Iema Digital, vai unir tecnologia, processos e inovação em uma só plataforma, além de facilitar o acesso aos serviços finalísticos com maior eficiência, transparência e previsibilidade, otimizando o atendimento às pessoas e aos empreendedores”, ressaltou.

Segundo Fiuza, também vai melhorar o ambiente de trabalho dos servidores, otimizando e diminuindo o tempo das operações, criando assim um ambiente de gestão e de desenvolvimento ambiental com sustentabilidade, alinhado com o século XXI.

O governador Casagrande também destacou a importância de mais essa melhoria nos serviços prestados pelo Instituto e enfatizou estar muito feliz em colocar o IEMA em uma posição que facilite a vida do cidadão.

“Para nós é um passo importante. Tem o cronograma da fundação e o nosso. Em 2022, podemos entregar um órgão com uma plataforma de serviços mais amigável para a população capixaba e com condições de transformar a vida do cidadão, tornando-a mais fácil. Vamos deixar um legado no Iema, tornando o órgão bem diferente do que encontramos em 2019”, pontuou.

A Fundação de Desenvolvimento Científico e Cultural (Fundecc), da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Minas Gerais, foi contratada após vencer o processo licitatório.

A contratada implantará e customizará o sistema on-line de licenciamento ambiental para uso no Espírito Santo. Atualmente, o processo de licenciamento é físico, feito de forma manual. A digitalização vai trazer mais celeridade, transparência e rastreabilidade em todo o processo. O investimento total é de R$ 2.828.980,70.

Histórico

No ano passado, o Governo do Estado, por meio do Iema, assinou um Acordo de Cooperação Técnica com o Governo do Amapá, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Amapá (Sema/AP), visando o compartilhamento de um sistema on-line de licenciamento e gerenciamento de fiscalização com o Espírito Santo. A assinatura foi um passo fundamental para a digitalização do processo de licenciamento ambiental no Estado.

Com o acordo, o Iema recebeu um sistema em uso, mas com o código aberto, permitindo a customização conforme as necessidades locais, o que representou economia aos cofres públicos, visto que não houve custo de aquisição. A partir de então, o Iema iniciou o processo de contratação de empresa para implantar e customizar o sistema.

Desde 2019, o Iema montou um grupo de trabalho técnico para avaliar os sistemas de licenciamento em órgãos estaduais ambientais por todo o Brasil. Após identificar as opções consideradas mais eficazes e aderentes às necessidades técnicas do Instituto, os estados foram visitados para conferência presencial da efetividade dos sistemas.

O sistema escolhido por esta avaliação técnica é utilizado atualmente pelos estados do Amapá, Amazonas, Pará e Mato Grosso do Sul.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Corte de árvores na escola Zilma Coelho Pintor

Ministério Público vai investigar corte de árvores na escola Zilma Coelho

Vereadores recebem selo diamante

Câmara de Cachoeiro recebe Selo Diamante em Transparência Pública em evento no TCE-ES

curso-guarda-municipal-presidente-kennedy-10-12-2024

Guarda Municipal de Presidente Kennedy inicia curso para usar armas de fogo

obito-oropouche-10-12-2024c

Mulher de 61 anos é a primeira vítima fatal do Oropouche no Espírito Santo

Futebol_Cachoeiro_29_09_2023

Definidos confrontos das finais do Campeonato de Futebol Amador de Cachoeiro

dorlei-fontao-selo-ouro-10-12-2024b

Dorlei Fontão recebe Selo Ouro de Transparência Pública

camara-municipal-vereadores-cachoeiro-08-10-2024

Câmara de Cachoeiro aprova orçamento 2025, que ultrapassa R$ 1,1 bilhão

tucano-atropelado-10-12-2024

Tucano atropelado é resgatado por PMs na rodovia que liga Mimoso a Muqui

Leia mais
plugins premium WordPress