Foto: Márcia Leal/PMCI
Com a proximidade do período de matrículas em escolares particulares, o Procon de Cachoeiro alerta as famílias que é importante ficar atento aos contratos para que sejam respeitados os seus direitos.
De acordo com o coordenador executivo do órgão, Fabiano Pimentel, o primeiro passo é ler o contrato, com cuidado, uma vez que nele estão escritas as principais cláusulas referentes ao pagamento das mensalidades, juros por atraso e multas. “Em caso de dúvidas, o ideal é pedir uma cópia e avaliar com cuidado”, aconselha.
A escola deverá fornecer o novo valor da mensalidade e o número de vagas por classe, pelo menos 45 dias antes da data final da matrícula. O valor das parcelas deve ser informado durante a matrícula com o aluno, pai ou responsável. O reajuste da mensalidade, com exceção dos cursos semestrais, só poderá ser realizado após o período de um ano.
“Se o valor da nova mensalidade parecer abusivo e o consumidor já tenha tentado uma negociação com a escola, ele pode entrar em contato com o Procon para tirar alguma dúvida sobre a questão. Se o problema não for resolvido e o reajuste continuar excessivamente alto, é possível entrar com uma ação no Juizado Especial Cível para que a cobrança seja revista”, explica o coordenador.
Outro ponto que sempre provoca dúvidas nos pais é a lista de material escolar. Nem sempre ela vem solicitando apenas cadernos, borrachas, canetas e livros. Muitas vezes, nelas constam materiais em quantidade que fazem os pais questionarem sobre a necessidade da compra.
Em relação a esse tema, o Procon Municipal reforça as seguintes informações:
O jovem nadador paratleta Miguel Pianissola Ferreira, de 13 anos, morador de Guarapari, fez história…
O nome de Theodorico de Assis Ferraço, uma das figuras mais emblemáticas da política capixaba,…
A 2ª etapa do Capixaba de Kart Rental 2025 (CKR) acontecerá neste domingo (27), a…
O Ministério da Educação (MEC) lançou, nesta quarta-feira (23), o Exame Nacional de Avaliação da…
Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, em Alegre, um dos principais destinos turísticos e naturais…
Um grave acidente envolvendo três carretas foi registrado no início da noite desta quarta-feira (23),…
This website uses cookies.