A criatividade está sempre presente nas aulas do professor Sandrigo Nascimento de Oliveira, que leciona Biologia na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Professora Petronilha Vidigal, de Cachoeiro de Itapemirim.
Para despertar o interesse e a imaginação dos alunos para as estruturas, formas e funções das organelas citoplasmáticas, conteúdos presentes nas suas aulas de células animais, o professor usa estratégias inusitadas.
Para interagir e conquistar os alunos, o professor trabalha a construção de células utilizando bolos e tortas, que servem para ilustrar o trabalho elaborado pelos estudantes.
“Após estudarem as organelas citoplasmáticas, suas funções e estruturas de forma detalhada ao longo das semanas, foi a hora de colocar em prática o que foi aprendido em sala de aula. Os alunos foram divididos em grupos após o sorteio dos temas e discussão de algumas ideias sobre a ação”, contou o professor, após a apresentação desta semana.
No dia da apresentação, os alunos puderam expor o que aprenderam na prática, de acordo com o tema de cada um, e compartilhar com os colegas os bolos e tortas que tinham preparado, tornando o ambiente de aprendizagem mais prazeroso.
“Fiquei muito satisfeito com a criatividade e empenho dos alunos em realizar o trabalho, vendo que propostas diferenciadas de aprendizagem agregam um bom resultado, tornando-os protagonistas na construção do seu conhecimento”, disse Sandrigo Nascimento.