sáb 20/abril/2024 08:04
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Lygia Tavares Martins Costa completa 100 anos. Foto: Acervo pessoal

Professora centenária vai ganhar serenata e carreata no aniversário

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula
A aposentada ao lado da família. Foto: Acervo pessoal

A professora aposentada Lygia Tavares Martins Costa completa nesta sexta-feira (14) 100 anos de idade e vai ganhar de amigos e familiares uma homenagem especial, com direito a serenata e carreata no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, os planos de realizar uma festa para marcar a data tiveram de ser mudados. Mas isso não significa que a data não será lembrada.

“A ideia era realizar uma festa, mas veio a Covid-19 e mudou nossos planos. Porém não poderíamos deixar passar essa data em branco”, explicou a contadora de história e funcionária pública, Maria Elvira Tavares Costa, filha da professora centenária.

Lygia Tavares Martins Costa completa 100 anos. Foto: Acervo pessoal

A serenata acontecerá nesta sexta, às 19 horas, na rua Felipe Moysés, e será conduzida por um grupo de amigos músicos. A aniversariante vai acompanhar a homenagem da janela de casa. No domingo, haverá carreata às 10 horas, com concentração em frente à Igreja Matriz Velha, no bairro Independência.

“Minha mãe está muito feliz. Vai ser uma bela homenagem e ao mesmo tempo ela vai poder continuar dentro de casa, sem correr risco”, disse Maria Elvira.

A professora Lygia foi casada com Domício Martins da Silva Sobrinho, que morreu há 12 anos. Juntos, eles tiveram quatro filhos, nove netos e 11 bisnetos.

“Além de ser uma data importante, a professora Lygia é uma pessoa superdelicada, merece todo nosso carinho. Alfabetizou tanta gente em Cachoeiro”, disse a turismóloga e professora de geografia Valéria Jordão, 60, que está organizando a homenagem especial.

A professora na juventude. Foto: Acervo pessoal

“Ela era calma com todos os alunos, sempre com uma palavra de carinho para cada um. Eram aulas de civilidade e educação familiar e cívica”, disse o médico Silvio Casotti, que foi aluno da professora Lygia.

Sabedoria

“Quanta história, quanta benção. Só o fato de ter passado conhecimento já merece um busto em praça pública. Agora sei de onde brota a sabedoria dos descendentes”, destacou o monsenhor Rômulo Zagotto.

Dona Lygia nasceu em Carangola-MG e veio para Cachoeiro muito nova. Filha do português Alvaro Tavares, industrial e maçon, casou-se com Domício, descendente de italiano de família humilde. “É uma história de amor e de muitas lutas”, destacou Maria Elvira.

“Cem anos tenha eu, terei pouco para expressar toda a minha gratidão pelo privilégio do aprendizado com essa mulher-monumento que nos ensinava a praticar o amor ilimitado”, destacou o jornalista e ex-aluno Antonio Miranda.

premobras_19_04_24

Premobras anuncia 100 vagas de emprego exclusivas para moradores de Mimoso

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Corrida_de_São_Pedro_19_04_24

Garanta sua vaga na 44ª Corrida de São Pedro

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço quer crédito barato e com muito prazo para setor comercial atingido pela enchente

Rei_dos_Petiscos08_19_04.24.jpg.

Rei dos Petiscos enfrenta dificuldade para se reerguer após temporal em Mimoso

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Leia mais