qua 19/junho/2024 20:04
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Lygia Tavares Martins Costa completa 100 anos. Foto: Acervo pessoal

Professora centenária vai ganhar serenata e carreata no aniversário

Alessandro-29-09
Alessandro Araujo de Paula
A aposentada ao lado da família. Foto: Acervo pessoal

A professora aposentada Lygia Tavares Martins Costa completa nesta sexta-feira (14) 100 anos de idade e vai ganhar de amigos e familiares uma homenagem especial, com direito a serenata e carreata no bairro Independência, em Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, os planos de realizar uma festa para marcar a data tiveram de ser mudados. Mas isso não significa que a data não será lembrada.

“A ideia era realizar uma festa, mas veio a Covid-19 e mudou nossos planos. Porém não poderíamos deixar passar essa data em branco”, explicou a contadora de história e funcionária pública, Maria Elvira Tavares Costa, filha da professora centenária.

Lygia Tavares Martins Costa completa 100 anos. Foto: Acervo pessoal

A serenata acontecerá nesta sexta, às 19 horas, na rua Felipe Moysés, e será conduzida por um grupo de amigos músicos. A aniversariante vai acompanhar a homenagem da janela de casa. No domingo, haverá carreata às 10 horas, com concentração em frente à Igreja Matriz Velha, no bairro Independência.

“Minha mãe está muito feliz. Vai ser uma bela homenagem e ao mesmo tempo ela vai poder continuar dentro de casa, sem correr risco”, disse Maria Elvira.

A professora Lygia foi casada com Domício Martins da Silva Sobrinho, que morreu há 12 anos. Juntos, eles tiveram quatro filhos, nove netos e 11 bisnetos.

“Além de ser uma data importante, a professora Lygia é uma pessoa superdelicada, merece todo nosso carinho. Alfabetizou tanta gente em Cachoeiro”, disse a turismóloga e professora de geografia Valéria Jordão, 60, que está organizando a homenagem especial.

A professora na juventude. Foto: Acervo pessoal

“Ela era calma com todos os alunos, sempre com uma palavra de carinho para cada um. Eram aulas de civilidade e educação familiar e cívica”, disse o médico Silvio Casotti, que foi aluno da professora Lygia.

Sabedoria

“Quanta história, quanta benção. Só o fato de ter passado conhecimento já merece um busto em praça pública. Agora sei de onde brota a sabedoria dos descendentes”, destacou o monsenhor Rômulo Zagotto.

Dona Lygia nasceu em Carangola-MG e veio para Cachoeiro muito nova. Filha do português Alvaro Tavares, industrial e maçon, casou-se com Domício, descendente de italiano de família humilde. “É uma história de amor e de muitas lutas”, destacou Maria Elvira.

“Cem anos tenha eu, terei pouco para expressar toda a minha gratidão pelo privilégio do aprendizado com essa mulher-monumento que nos ensinava a praticar o amor ilimitado”, destacou o jornalista e ex-aluno Antonio Miranda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

pintor-eletrocutado-nova-brasilia-19-06-2024

Pintor é eletrocutado enquanto trabalhava em igreja no bairro Nova Brasília

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

Justiça suspende vídeos de youtubers que atuam na área policial

festa-junina-quadrilha-18-06-2024

Começa a Feira São João Art’s na Praça em Cachoeiro. Confira a programação

bomba-costal-dengue-13-06-2024

Queda de 77% nos casos confirmados de dengue em Cachoeiro

festa-sao-pedro-cachoeiro-18-06-2024

Festa de São Pedro 2024 traz novidades na programação religiosa

denguees

Brasil se aproxima de 6 milhões de casos e 4 mil mortes por dengue

colegas-estudando-juntos-para-um-exame-18-06-2024

Governo abre mais de mil vagas em cursos técnicos gratuitos, sendo 420 no Sul do ES

violencia-03-06-2024 - 1

Tio preso por abusar de sobrinha de 12 anos em Muniz Freire

Leia mais