seg 4/março/2024 15:25
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Sesa

Profissionais de saúde do sul do ES são capacitados em doenças diarréicas

redacao
Redação Dia a Dia

Quarenta profissionais de saúde de 10 municípios do sul do Espírito Santo passaram por uma capacitação do Programa de Monitoramento das Doenças Diarréicas Agudas e Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar, em Guaçuí.

São profissionais que atuam nos municípios de Alegre, Anchieta, Atílio Vivácqua, Castelo, Divino de São Lourenço, Guaçuí, Ibitirama, Iúna, Marataízes e Muniz Freire.

Foram capacitados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), enfermeiros, coordenadores de vigilâncias municipais em saúde (Ambiental, Sanitária e Epidemiológica) e técnicos municipais do Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (VigiÁgua).

“Nosso objetivo principal foi reiterar aos municípios o quão fundamental é o monitoramento das doenças diarreicas agudas. Reforçamos, sobretudo, a importância da prevenção, do controle e do tratamento precoce da cólera e de síndromes hemolítico-urêmicas, no sentido de evitar casos graves e óbitos. Por tudo isso, entendemos o papel da educação em saúde, por meio de capacitações”, destacou a coordenadora estadual Valéria Cristina Pim.

A referência técnica regional do programa, Renata Saldanha, complementou que os municípios foram orientados sobre o fluxograma de procedimentos a serem adotados diante de eventuais surtos. “Com isso, visamos ao fortalecimento das ações de detecção e notificação tanto dos casos de diarreia, quanto de doenças relacionadas à agua”, explicou.

 

arma

Polícia Militar prende suspeito de tentativa de homicídio em Alegre

Comercio_tiros

Vídeo: Homem invade comércio e atira em duas pessoas em Divino São Lourenço

arte

Cachoeiro promove ações em comemoração ao Dia Internacional da Mulher

Pe_de_Meia

MEC lança Programa Pé-de-Meia no Espírito Santo

pipa2

Soltar pipa passa a ser considerado esporte no Espírito Santo, mas sem cerol

ponte-madeira-03-03-2024

A ponte

interdicao-br-101-viana-03-03-2024

Manifestantes interditam BR 101 por falta de energia

janela-03-03-2024

Quarto de descanso

Leia mais