Membros do Grupo de Oração Renascer, da Comunidade Santa Bárbara, da Igreja Católica do bairro Gilson Caroni, desenvolvem desde abril um projeto social de distribuição de marmitas. Atualmente são distribuídos 350 marmitex por semana, sempre às sextas-feiras, no pátio da igreja.
Quem conta é Ana Karla de Oliveira Profeta, umas voluntárias que trabalham tpara garantir que moradores do próprio bairro tenham acesso à alimentação preparada por elas. Segundo ela, o trabalho começa às 14 horas no dia da entrega.
Ela diz que esse trabalho é feito a partir do Projeto Renascer. “Não iniciamos como projeto, mas como Sopão entre Amigos, que foi iniciado na calçada da igreja católica aqui no Gilson Caroni. No primeiro dia distribuímos 80 marmitex”.
Segundo ela o que as moveu foi o incômodo diante da fome e do desemprego que afetava os moradores do próprio bairro, quando no auge da pandemia a igreja teve que fechar as portas em função do decreto estadual.
“Ficamos muito incomodados de não poder servir, de não estar praticando o amor e de não poder nos reunir como grupo de oração. Estávamos sem nenhuma atividade de ajuda ao próximo”, conta.
Ana Karla relata que a partir dessa inquietação, fizeram uma reunião de núcleo e decidiram iniciar um projeto do nada. “Só tinhamos muita fé de que daria certo e a nossa boa vontade”, enfatiza.
O objetivo inicial era atender moradores em situação de rua na própria calçada da igreja, mas a voluntária conta que no momento em que viram a comunidade necessitando e muitas pessoas do bairro desempregadas, resolveram ampliar o atendimento .
” Esse projeto nasceu no coração de Deus. Nós fomos incomodados para que a ação do Espírito Santo pudesse nos tocar. E Ele tem nos ajudado e amparado até hoje”, pontua.
Da calçada da igreja e cozinha de uma das voluntárias do grupo de oração, passaram ao pátio e à cozinha da igreja. “Cozinhamos na cozinha e utilizamos o pátio da igreja para a entrega, com todos os requisitos de segurança”.
Hoje o projeto conta, além dos membros do Grupo de Oração Renascer, com voluntários de outros bairros. E as doações chegam em forma de alimentos, dinheiro e mão de obra. Ana Karla diz que tudo que recebem é prestado contas.
O Projeto Renascer deverá ser ampliado em breve, agregando à parte assistencial a de capacitação, para que os moradores desempregados possam conseguir colocação no mercado de trabalho, conta a voluntária.
Ela informa que o apelo para doações é feito pelas redes sociais do grupo e pessoais. “O cardápio é de acordo com os alimentos que conseguimos na semana”, relata.
Ana Karla Profeta diz que a necessidade as moveu na direção de outros atendimentos, como a doação de roupas duas vezes por mês, e a mobilização por leites especiais, fraldas, cestas básicas e móveis e utensílios, como geladeiras e fogões, sempre para atender às necessidades dos moradores em dificuldade.
“Quem quiser doar é só nos avisar pelo perfil do Grupo de Oração Renascer nas redes sociais. Nós buscamos nos nossos carros e a Cáritas Diocesana também nos ajuda muito”.