sex 3/maio/2024 12:52
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Projeto Territórios Sagrados faz exposição fotográfica no Salão Levino Fanzeres

redacao
Redação Dia a Dia

O Projeto Territórios Sagrados, realizado através de edital Funcultura da Secretaria Estadual de Cultura do Governo do Estado, fará uma exposição fotográfica no Salão Levino Fanzeres na próxima segunda-feira (18).

A exposição fica em exibição até o dia cinco de agosto. O horário de funcionamento é das 9h às 15h, de segunda a sexta. A classificação é livre e a entrada franca.

A exposição apresenta um recorte do universo das culturas populares e tradicionais e exibirá fotografias e elementos típicos de povos tradicionais de matriz africana, que compõem o projeto Territórios Sagrados.

O objetivo do projeto é pesquisar e mapear espaços destinados a celebração da cultura afro-brasileira no município, traçando um panorama étnico socioeconômico através do levantamento de dados, geração de indicadores, e promovendo a geração de acervo coletivo.

Thatiane Cardoso, proponente do projeto, destaca que a pesquisa e o mapeamento são dedicados a valorização dos locais e seus representantes, que protagonizam este projeto, incentivando o respeito à diversidade
da população de Cachoeiro.

“Nosso desejo é que o que foi realizado aqui contribua para a perpetuação de uma cultura de paz”, enfatiza. Ela diz que considera o projeto muito importante pra nossa religião, pra nossa fé, nossa crença porque vai mostrar de várias formas nas fotos vários gestos de amor e de cuidado”, comenta Alda, Yia Lode de Ayra e mãe ekedi (cuidadora de um dos espaços visitados).

Além da exposição, o projeto lançará um site contendo registros de visitas realizadas, informações sobre os espaços e um formulário para que outros e novos locais, grupos, coletivos e comunidades tradicionais de matriz africana de Cachoeiro possam se cadastrar e integrar a plataforma.

Sarah Dalvi, produtora, diz que o público pode esperar por uma experiência visual e sensorial, de aproximação e demonstração de fé, tradição e cultura de uma significativa parcela dos povos de terreiro do município.

A fotógrafa Natássya Carvalho pontua que é um sonho a oportunidade de acessar e se envolver com as cores, sabores e saberes de antepassados, transmitidos de geração a geração. “A adaptação cultural ao
presente revela a resiliência e a força das raízes afro”, ressalta.

peritos-auxiliares-02-05-2024

Vinte novos profissionais vão atuar nos serviços de Perícia Criminal do Espírito Santo

gov-eduardo-leite_sala-de-crise-chuva-02-05-2024

Governo do Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após temporal que matou 13

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Hospital Jayme Santos Neves

Hospital da Serra anuncia 65 vagas de emprego para diversos cargos

chuva-rio-grande-sul-01-05-2024

Temporais causam 10 mortes e deixam 21 desaparecidos no Rio Grande do Sul

emancipacao-venda-nova-01-05-2024

Venda Nova comemora 36 anos de emancipação. Confira as atrações da festa

Carteira_de_Trabalho_Sine_25_09_2023

Dia do Trabalhador: ES registrou a menor taxa de desocupação dos últimos 12 anos

Leia mais