sex 29/março/2024 03:39
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Rastreabilidade garante qualidade dos produtos do campo no Espírito Santo

diaadia-image
DiaaDiaES.com.br

O procedimento de rastreabilidade realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em conjunto com o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), faz com que produtores rurais se adaptem às normas de segurança que garantem a qualidade e a procedência dos produtos hortifrutigranjeiros.

Durante o Seminário Estadual sobre Estratégias de Organização e Comercialização da Produção para Agricultores e Agricultoras Familiares, organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes), na semana passada, o coordenador de Projetos da Seag, Luciano Fasolo, falou sobre a importância da rastreabilidade para o aumento da qualidade dos produtos agrícolas.

“É um procedimento que permite a identificação e procedência dos produtos hortifrutigranjeiros que são vendidos na Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), em feiras e supermercados. O objetivo é garantir a excelência da produção agrícola”, destacou.

O evento foi realizado no Sindicado dos Trabalhadores na Indústria da Construção e Montagem no Estado do Espírito Santo (Sintraconst), em Vitória.

Rastreabilidade
A Portaria conjunta Seag/Sesa nº 001-R exige, desde 2018, que os produtores hortifrutigranjeiros do Estado sigam regras de armazenamento adequado dos produtos, tenham etiquetas de identificação e registro de vendas, emitam nota fiscal e guardem registros agronômicos e notas fiscais de agrotóxicos utilizados nas plantações.

Desde a implantação da Portaria, a Seag se preocupa em orientar e dar condições para que os agricultores melhorem cada vez mais a qualidade dos produtos agrícolas que chegam à mesa dos capixabas todos os dias, promovendo encontros e capacitações para os produtores.

vinho-bacalhayu

Vinho importado, bacalhau e chocolate: os campeões de impostos na Páscoa

Frutos do Mar_

Festival de Frutos do Mar de Itapemirim agita feriado na cidade

_Marujo

Jovem usava rede social para ameaçar policiais que prenderam Marujo

Investimento_aeroporto

Aeroporto de Cachoeiro: que obras serão feitas?

carreta

Carreta com cozinha industrial e 7 toneladas de doações partem para Mimoso

MimosodoSul

Aumenta para R$ 3.500 auxílio a 20 mil famílias vítimas das chuvas

assinatura-aeroporto-cachoeiro027-03-2024

Casagrande autoriza o início das obras de ampliação do Aeroporto de Cachoeiro

estragos-mimoso-27-03-2024

Governo vai disponibilizar até R$ 21 mil sem juros para empreendedores afetados pelas enchentes

Leia mais