sáb 24/fevereiro/2024 05:46
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Rastreabilidade garante qualidade dos produtos do campo no Espírito Santo

diaadia-image
DiaaDiaES.com.br

O procedimento de rastreabilidade realizado pela Secretaria de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), em conjunto com o Instituto Capixaba de Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e o Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf), faz com que produtores rurais se adaptem às normas de segurança que garantem a qualidade e a procedência dos produtos hortifrutigranjeiros.

Durante o Seminário Estadual sobre Estratégias de Organização e Comercialização da Produção para Agricultores e Agricultoras Familiares, organizado pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Espírito Santo (Fetaes), na semana passada, o coordenador de Projetos da Seag, Luciano Fasolo, falou sobre a importância da rastreabilidade para o aumento da qualidade dos produtos agrícolas.

“É um procedimento que permite a identificação e procedência dos produtos hortifrutigranjeiros que são vendidos na Central de Abastecimento do Espírito Santo (Ceasa), em feiras e supermercados. O objetivo é garantir a excelência da produção agrícola”, destacou.

O evento foi realizado no Sindicado dos Trabalhadores na Indústria da Construção e Montagem no Estado do Espírito Santo (Sintraconst), em Vitória.

Rastreabilidade
A Portaria conjunta Seag/Sesa nº 001-R exige, desde 2018, que os produtores hortifrutigranjeiros do Estado sigam regras de armazenamento adequado dos produtos, tenham etiquetas de identificação e registro de vendas, emitam nota fiscal e guardem registros agronômicos e notas fiscais de agrotóxicos utilizados nas plantações.

Desde a implantação da Portaria, a Seag se preocupa em orientar e dar condições para que os agricultores melhorem cada vez mais a qualidade dos produtos agrícolas que chegam à mesa dos capixabas todos os dias, promovendo encontros e capacitações para os produtores.

LéoCamargo

PL lança Léo Camargo na corrida eleitoral pela Prefeitura de Cachoeiro

Senac-02

Empreendedores capixabas concluem formação com foco em Inovação

Conferencia_de_Saude_Presidente_Kennedy

Presidente Kennedy realiza 9ª Conferência Municipal de Saúde

Estadio_Kleber_Andrade

Partida entre Vasco e Volta Redonda no Kleber Andrade terá 170 agentes de segurança

camara-de-itapemirim

Câmara de Itapemirim altera lei e aumenta de 11 para 13 vereadores

vacina_dengue

Vídeo: Chegada da vacina contra dengue no Espírito Santo

Ubu

Festival Arte com Moqueca e Feira do Empreendedor movimenta Ubu neste final de semana

Temporada_de_Areia

Temporada de Areia retorna em março com jogos em diversas modalidades

Leia mais