Com a presença de representantes do Governo Federal, do Congresso Nacional, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa, dos 34 municípios da região Sul, além do segmento empresarial e da sociedade civil, acontece na noite desta quinta-feira (23), em Cachoeiro, uma audiência pública realizada pelo Centro de Estudos e Debates Estratégicos da Câmara Federal (Cedes).
Em pauta as medidas econômicas para a retomada do crescimento no pós-pandemia. O prefeito de Cachoeiro, Victor Coelho, foi um dos palestrantes do encontro.
Ele diz que apresentou um pouco do case do município, daquilo que foi enfrentado e dos desafios ao longo de quatro anos e nove meses de gestão.
“Esta é uma oportunidade de mostrar ao público as ações implementadas e os resultados do que estamos fazendo para a retomada no pós-pandemia”, destacou.
O governador Renato Casagrande está otimista em relação à retomada da economia, embora reconheça que a instabilidade vai dificultar esse processo. “Mas nós podemos retomar sim, na expectativa de que tenhamos bom senso das instituições públicas brasileiras”.
O deputado federal Josias da Vitória, presidente do Cedes, diz o evento está sendo realizado em Cachoeiro porque a cidade é polo da região.
“ Nós estamos unindo a iniciativa privada, o poder público, os Governos do Estado e Federal e as nossas prefeituras para que possamos dar algumas sugestões e avaliar como vamos enfrentar o desafio do desemprego, da inflação e da insegurança das pessoas com as novas oportunidades”.
Estamos no caminho certo
O prefeito Victor Coelho diz que resultados positivos e importantes foram apresentados pelo município.
” Estatisticamente eles mostram que estamos no caminho certo e a retomada é possível pelo reflexo do número de empregos que foram gerados ”, ressalta.
Victor alerta, contudo, que não está indiferente aos reflexos negativos da inflação e recessão econômica que o país inteiro está vivendo. “Isso nos preocupa e precisamos nos reunir com a bancada federal e com o Governo do Estado para encontrar soluções em conjunto para manter emprego e renda para os capixabas”.
O prefeito destaca também a importância da realização desse evento em Cachoeiro. “A gente tem que estar sempre dialogando e mostrando para a população quais são os trabalhos a nível municipal, estadual e federal”
Ele diz que isso é muito importante para que a população tenha conhecimento e saiba o que os gestores estão fazendo em prol dos municípios.
Casagrande enfatiza que o Estado depende do Brasil. “Não podemos achar que estamos numa ilha independente e sem influência do país“, ressalta.
O governador destaca que por isso é fundamental a organização de tudo em nível nacional, já que o Espírito Santo tem capacidade de investimento, estabilidade institucional e bom ambiente de negócios.
“Temos todas a condições para continuar trabalhando e produzindo ainda mais. O melhor está por vir em relação as ações do Governo do Estado”, assegura.
Renato Casagrande diz que é bom lembrar que mesmo durante a pandemia o Estado não parou de fazer os investimentos e que continua num processo crescente.
“Nós vamos crescer ainda mais com os investimentos públicos. Investimento público não é tudo, mas ele atrai o investimento privado. Ele dá as condições para o setor privado poder investir. Então é isso que desejamos, queremos e estamos fazendo”.
Centro de Estudos e Debates da Câmara Federal
Da Vitória lembra que o Brasil tem uma extensão geográfica muito grande, e muito potencial, principalmente na economia voltada à agricultura. “Aqui nós temos a força do minério, principalmente na extração de rochas ornamentais”.
O deputado diz que todos precisam cada vez mais destes geradores de oportunidades e empregos, e que estar sintonizado com o poder público é importante para que juntos tracem alternativas de atuação.
“Essa é a missão do Centro de Estudos. Unir as lideranças públicas e privadas, junto com a sociedade civil, para que possamos trazer solução no momento difícil pós-pandemia. Eu acredito que já começou muito bem com tantas lideranças e líderes conceituados no Brasil”.
Dá Vitória enfatizou que o povo capixaba é trabalhador e a cada dia se capacita mais, o que vai permitir a retomada econômica. “O Brasil é pujante, é muito forte, é rico. Temos que fazer esse exercício do diálogo, da troca de informações e essa é uma agenda constante no Centro de Estudos”, garante.
O governador Renato Casagrande falou da importância do evento que está acontecendo em Cachoeiro de Itapemirim. “Esse encontro é muito importante e estou aqui por isso, para acharmos caminhos para o desenvolvimento. Essa é uma oportunidade que temos para encontrar cada vez mais alternativas para gerar oportunidade de empregos para todos os capixabas”.