A Breton Brasil, filial da Breton Itália, uma das maiores empresas fabricantes de máquinas para o setor de granito com mais de 50 anos de mercado, trouxe para a Cachoeiro Stone Fair deste ano novidades tecnológicas que prometem mudar o dia a dia nas empresas de mármore e granito.
Uma delas é o Resin Drone, robô de eixo cartesiano de aplicação automática de resina na chapa de granito, um equipamento que promete substituir o trabalho da forma manual como é realizado até nos dias de hoje.
O robô é comandado por um software e se movimenta num eixo horizontal, permitindo vários tipos de movimento, de acordo com a necessidade de cada chapa.
“É um robô que vem ao encontro de uma necessidade do mercado de ter um equipamento que possa fazer aplicação de resina hoje na linha de resinagem, atualmente feita de forma manual, bem arcaica. É bem simples o funcionamento deste equipamento”, afirma Pedro Cesar Ribeiro, diretor da Breton Brasil.
Leia mais: Casagrande prorroga pagamento de ICMS das operações feitas na Cachoeiro Stone Fair
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Graças à tecnologia que mistura os diversos componentes da resina nos últimos centímetros do conduto de distribuição, a limpeza do robô é rápida e simples, dispensando o uso de solvente, de modo a reduzir o impacto ambiental.
Genya
Outro lançamento da Breton é a Genya, uma serra ponte dotada de ventosas capaz de fazer sozinha cortes retos, cortes angulares de 45 graus, furação e movimentação da chapa em cima da bancada. É ideal para lidar com chapas de pedra natural, quartzo e cerâmica.
A máquina é gerenciada por um software, que faz a leitura integral da área de corte e oferece a melhor forma de aproveitamento integral da chapa.
“Essa serra ponte tem um baixo custo de produção, aumentando a lucratividade do empresário”, afirma Pedro Cesar Ribeiro.