A avenida Mauro Miranda Madureira, mais conhecida como Rodovia do Valão, em Cachoeiro de Itapemirim, recebeu uma ciclofaixa de 1.640 metros de extensão, ligando o clube Aqua Center ao trevo da Coca-Cola.
A nova ciclofaixa está interligada aos 2.989 metros de ciclovia que já existiam na rodovia ES 482, na região de Morro Grande, entre o trevo da Coca-Cola e o campus do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
Com isso, Cachoeiro passa a contar com 4.629 metros de estrutura para ciclistas.
As intervenções fazem parte do Plano de Mobilidade Urbana de Cachoeiro (PlanMob Cachoeiro), sancionado em janeiro de 2020. Está prevista a implantação de 28,32 quilômetros de vias para ciclistas em Cachoeiro, entre ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas.
O processo de implantação é dividido em três fases, sendo a primeira, com duração de 2 a 5 anos; a segunda, com duração de 5 a 7 anos; e a terceira, com duração de 7 a 10 anos.
“Com isso, reafirmamos nosso compromisso de proporcionar tráfego mais seguro para quem utiliza bicicleta em Cachoeiro”, disse o secretário de Urbanismo, Mobilidade e Cidade Inteligente, Alexandro da Vitória.