qua 8/maio/2024 22:06
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Roubos na ferrovia. Polícia Civil prende receptador e identifica outros três criminosos

redacao
Redação Dia a Dia

Desde que a ferrovia parou de funcionar no Sul do Estado, os roubos de trilhos, dormentes e peças de locomotivas e vagões não param.

Para tentar coibir esses crimes, que ocorrem principalmente entre Cachoeiro de Itapemirim e Mimoso do Sul, a Polícia Civil deflagrou a Operação Sioux, com investigações e diligências para identificar e prender ladrões e receptadores.

No domingo (30), investigadores do Departamento Especializado em Investigações Criminais (Deic) flagraram no distrito de São Joaquim, dentro de um galpão em construção, um receptador de parte do material subtraído na última das ações dos criminosos, na posse de 10 toneladas de trilhos.

Este receptador foi conduzido ao plantão da Delegacia Regional de Cachoeiro de Itapemirim, onde foi autuado pelo crime de receptação, cuja pena pode chegar a quatro anos de prisão.

De acordo com a Polícia Civil, ao menos mais três criminosos foram identificados e serão indiciados, com possibilidade de representação por suas prisões provisórias, já que se trata de grave dano ao patrimônio nacional.

Levantamento da Polícia Civil aponta que o prejuízo por quilômetro de ferrovia subtraída ultrapassa a barreira de R$ 1 milhão.

Segundo o delegado titular do Deic, Rafael Amaral, foram cinco ações até o momento, tanto com prisões de suspeitos, quanto com a apreensão de material subtraído da antiga Rede Ferroviária Federal S/A.

“Os trabalhos da Operação Sioux não irão cessar, até a identificação de todos os envolvidos”, afirmou o delegado.

 

Operação Sioux

É uma homenagem à tribo indígena de mesmo nome, que sob a liderança dos Chefes Touro Sentado e Cavalo Louco foi dizimada no ano de 1876, durante a  batalha de Little Bighorn, no atual estado de Montana. Foram mortos mais de 10 mil indígenas, tudo pela determinação e imposição do governo americano em abrir estradas de ferro dentro de territórios indígenas, dentre as quais, a famosa Rota Bozeman.

O Sioux – até a chegada dos colonizadores que visavam a abertura de estradas de ferro rumo ao Oeste americano – viviam em paz com a natureza e com os búfalos que dominavam aquelas planícies. Caçadores nômades que eram, desfrutavam de total comunhão com os animais, comiam sua carne e usavam sua pele para confeccionar as tendas, chamadas de tipis.

gabriel-castelan-08-05-2024b

Gabriel Castelan vence etapa do Circuito Capixaba de Bodyboarding

Prodest

Concurso público do Prodest recebe mais de 1,2 mil inscrições

pajero-clonado-08-05-2024

Pajero clonado é interceptado em Cachoeiro após dona do carro original receber multa em SP

enchente-rio-grande-do-sul-08-05-2024

Governo do ES recolhe doações para o Rio Grande do Sul. Veja como participar

governador-pesquisa-agropecuaria-08-05-2024

Governo do Estado lança edital com R$ 10 milhões em recursos para pesquisa agropecuária

agro-safra-de-graos2

Evento em Vargem Alta foca na inovação para impulsionar o agronegócio

medico-professor-08-05-2024

Conheça os dois candidatos que concorrem ao título de Cachoeirense Ausente 2024

acidente-br-101-atilio-vivacqua-07-05-2024

Acidente entre carro e carreta deixa dois mortos na BR 101 Sul

Leia mais