ter 30/abril/2024 19:09
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Um Aluxe a espreita. Imagem divulgação

Rumo ao Inexplicável: Cuidado com os Aluxes

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
Os povos Pré-Colombianos. Imagem divulgação

Os Aluxes

São de acordo com a mitologia Maia, em especial da região de Yucatan, seres pequenos cuja altura em média atinge o joelho humano, e que seriam a versão Mesoamericana dos duendes, gnomos, goblins e leprechals.

Essas misteriosas criaturinhas do folclore Maia estão sempre vestidos com roupas tradicionais, e possuem poderes extraordinários como ficar invisíveis, assumir forma física para se comunicarem com os humanos, correr rápido, enxergar no escuro, conversar com animais… Além de serem exímios escaladores, adoram tampar pedras em humanos e, semelhante ao nosso Saci Pererê, costumam pregar peças, sobretudo em caçadores. Os Aluxes são assim como nosso Curupira, os defensores da mãe natureza, protegendo rios, florestas, montanhas, campos e sobretudo cavernas onde habitam.

Segundo a crença Maia, esses bravos seres diminutos foram criados pelos deuses para proteger toda vida animal e vegetal, e também para serem os guardiões do submundo maia conhecido como Xibalba. Os Aluxes foram feitos de argila e ajudam a proteger igualmente plantações, lavouras e propriedades de fazendeiros justos, mas para isso o fazendeiro deve fazer um ritual com ajuda de um Xamã, que usa lama da terra, gotas de sangue do dono da propriedade, palavras magicas e depois de sete semanas o vínculo entre eles se estabelece. E o Aluxe passa ser o guardião daquele local.

 

Cuidados com o Aluxe

Embora aparentemente pareçam ser seres amistosos, as pessoas devem ter cautela, pois uma vez irritados eles costumam se rebelar causando todo tipo de transtorno como  produzir gritos assustadores, criam fortes redemoinhos (novamente semelhante ao nosso Saci) varrendo tudo em seu caminho, azedam o leite, aborrecem os cachorros, assustam os cavalos para que o cavaleiro caia entre outras traquinagens. E uma advertência, ai de quem tentar brigar com uma criatura magica como um Aluxe, será derrotado na certa.

 

Aluxes esculpidos em baixo relevo. Imagem divulgação. Pessoas que foram vítimas afirmam que eles são criaturinhas do mal, porém a maioria dos fazendeiros vivem bem com esse pequeno, no entanto, poderoso travesso, pois um Aluxe pode dar até sete anos de boas colheitas.

 

Atualmente

A grande maioria do povo mexicano acredita na existência dos Aluxes, e movidos pela fortíssima mitologia Maia, ainda hoje é muito comum os fazendeiros fazerem rituais para conquistar os favores da criaturinha. E o restante da população em geral ainda fazem orações para pedir permissão aos Aluxes, para entrar em uma  floresta, em um santuário, uma caverna ou até mesmo  em uma ruína arqueológica… Mas se um caçador incauto não tiver a benção desses pequenos seres, eles podem ser vítimas de acidentes, doenças ou até mesmo desastres naturais  como furacões e  tempestades, e tudo provocado pelos minúsculos guardiões mágicos.

Mas o leitor deve estar se perguntando: Os Aluxes são seres do bem ou do mal? Nenhum nem outro, ele age conforme é invocado, homenageado ou irritado. Ou seja, suas ações são guiadas pelo coração das pessoas.

 

Os Maias

Foram uma poderosa civilização da região Mesoamericana (Ou seja, atual nação do México, e que se estende a Guatemala e Belize). Eles são conhecidos pela História como povos pré-colombianos e em seu auge construíram grande cidades e grandes pirâmides, sendo considerados um dos povos mais avançados na área da matemática, arquitetura, artesanato e sobretudo por possuírem vultuosas quantias de ouro. Um tesouro que atraiu espanhóis que foram os responsáveis pela decadência dessa cultura, movidos pela ambição e egoísmo.

Para Saber mais:

 

Marcio do Nascimento Santana, Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
festival-cavaquinho-29-04-2024

Com música e dança, Festival de Artes começa nesta terça-feira em Cachoeiro

jogos-eletronicos-tecnologia-informatica-07-01

Processo seletivo para selecionar profissionais de TI com salário de mais de R$ 8 mil

Mão virando prato do vaso de planta para retirar água parada

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue e número de mortes chega a 1.937

carro_danificado_enchente_Mimoso_17_04_24

Moradores de Apiacá e Mimoso já podem solicitar isenção do IPVA e do Licenciamento 2024

copa-mundo-rio-29-04-2024

Brasil mais perto de sediar a Copa do Mundo de Futebol Feminino de 2027

aposentado-sml

Fim das buscas: aposentado de 75 anos morreu após escorregar e cair de pedra em Muqui

policia-jogos-video-game-29-04-2024

Aposentado utilizava videogames para atrair menores para exploração sexual no ES

jogos-escolares-29-04-2024

Confira quem são os campeões da Regional II dos Jogos Escolares do Espírito Santo

Leia mais