dom 5/maio/2024 00:26
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Divulgação

Rumo ao Inexplicável: O Obelisco do Vaticano

marcio_nascimento2
Marcio do Nascimento Santana
O martírio de São Pedro. Imagem divulgação

O Monumento

Muitos católicos que vão a Roma ou a vislumbram pelo Google Earth, ou até mesmo por vídeos e imagens na internet já devem ter se perguntado o que um monumento pagão está fazendo no meio da praça de São Pedro? Detalhe não é um monumento qualquer e sim um Obelisco Egípcio, mais antigo que o próprio Vaticano. Pois enquanto esse pequeno País Católico possui séculos de idade, esse gigante de granito possui milênios de existência.

O Obelisco 

Antes de abordar a fascinante história do nosso protagonista vale a pena destacar o significado dessas magníficas peças gigantescas de engenharia, como, por exemplo, os antigos egípcios chamavam os obeliscos de tekhen, que significa raio de sol. Ou seja, essas peças eram erigidas em honra ao deus sol egípcio, e com significado religioso e mortuário, eram usadas para adornar túmulos de faraós, além de servir de locais de prestação de culto. E sua forma, claro, dispensa apresentação: um monolito de uma base quadrangular, colocado em posição vertical e terminando com uma pirâmide em seu topo.

O Obelisco dos Mártires. Imagem divulgação.

Obelisco do Vaticano

Durante a expansão do império romano, em especial o domínio do norte da África, vários imperadores se mostraram atraídos pelos obeliscos, e muitos o relacionavam com a ideia de imortalidade, e seduzidos pela mística dessas enormes peças, começaram a levá-los para a Europa. E entre eles está o mais famoso de todos, o Obelisco do Vaticano, que fora levado para Itália em 37 anos antes de Cristo a mando do Imperador Calígula, para se tornar um objeto de decoração em seu circo (Circo de Nero) de feras e gladiadores, porém com o passar do tempo e com o advento do cristianismo esse monumento ganhou um novo e importantíssimo significado para o surgimento do Vaticano. É importante destacar que esse obelisco é formado por granito vermelho vindo da região de Assuão, tendo em sua base quatro leões de bronze e possui 40 metros de altura, e possui as quatro faces lisas, sem nenhuma inscrição de hieróglifo e foi considerado por três séculos o maior obelisco da Europa, sendo superado apenas pelo Obelisco de Laterano. E em seu topo originalmente havia um globo onde repousava as cinzas do imperador Júlio Cesar.

Calígula. Imagem divulgação.

O Martírio de São Pedro

Após a morte do Imperador Calígula e com a decadência do Império Romano, o Cristianismo ascendeu de forma extraordinária, e nesse contexto surge o menor Pais do Mundo (Tratado de Latrão), conhecido como Vaticano, e assim conseguimos ver a importância do obelisco para fundação dessa nação católica. Pois foi aos pés dessa estrutura que vários gladiadores perderam suas vidas de maneira violenta e também foi aos seus pés que ocorreu o martírio de São Pedro, presenciando todas as torturas vivenciadas por aquele que se tornou a Pedra Fundamental da Igreja.  Inclusive a terrível crucificação de cabeça para baixo. Além da morte de dezenas de cristãos.

O obelisco teve que ser remanejado novamente para o seu atual local de repouso, e para isso contou com uma enorme operação de engenharia para mudar novamente de lugar e as cinzas de Júlio Cesar, foram removidas de seu topo e em seu lugar se ergueu uma cruz, o que transformou esse monumento que presenciou tanto derramamento de sangue em um símbolo de esperança.

A localização

O Obelisco fica exatamente em frente ao maior prédio do Vaticano, que seria a residência do papa, e essa localização não foi aleatória, pois ele é visto de quase todos os lugares do Vaticano, inclusive de dormitórios, para lembrar a todos os sacerdotes e católicos fiéis dos martírios dos santos.

Para saber mais:

 

Marcio do Nascimento Santana. Historiador com formação em Arqueologia, Montanhista e membro do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
bombeiros-resgate-rio-grande-do-sul-03-05-2024

Bombeiros capixabas partem para o Rio Grande do Sul auxiliar no resgate às vítimas das chuvas

droga-caparao-03-05-2024

Seis presos e droga apreendida em operação da PM no Caparaó

elevador-camara-03-05-2024

Câmara inaugura novo elevador e demais obras de acessibilidade e segurança

curso-on-line-02-05-2024

Inscrições abertas para 20 mil vagas em cursos profissionalizantes do QualificarES

peritos-auxiliares-02-05-2024

Vinte novos profissionais vão atuar nos serviços de Perícia Criminal do Espírito Santo

gov-eduardo-leite_sala-de-crise-chuva-02-05-2024

Governo do Rio Grande do Sul decreta calamidade pública após temporal que matou 13

padaria-top-obras-29-04-2024

Padaria de Cachoeiro realiza mutirão para contratar 150 funcionários

Guarda_Civil_Municipal

Homem rouba celular de adolescente, foge para a Ilha da Luz, mas é preso pela Guarda

Leia mais