Começa nesta quarta-feira (20) a maior feira nacional de turismo rural, a RuralTur. O município de Venda Nova do Imigrante já está preparado para receber a 15ª edição do evento, com atrações musicais e culturais do Brasil, além do tradicional tombo da polenta, festa local que relembra a cultura italiana na cidade.
A feira vai acontecer pela primeira vez no Espírito Santo e pretende projetar o turismo rural da capital nacional do agroturismo – Venda Nova do Imigrante – e trazer visibilidade para o segmento no Estado.
Para Leandro Carnielli, pioneiro na atividade agroturística da região e proprietário da Fazenda Carnielli, esse momento é a resposta de muito trabalho para a organização do turismo rural no Estado. Além disso, é uma excelente oportunidade de mostrar para o Brasil inteiro o turismo de qualidade que há Espírito Santo.
“Fazemos turismo de qualidade porque construímos uma rede muito forte para tal: todos os segmentos de hotelaria, alimentação, transporte, dentre outros, se uniram em prol de enxergar o turismo como um grande projeto. Com muita ajuda de todos os setores envolvidos, conseguimos trazer a feira. Dessa maneira, ela mostrará todo o nosso empenho em fazer turismo de qualidade”, frisou.
Além das atrações já confirmadas como o nordestino Jurandir do Sax, com seu Bolero de Ravel ao pôr-do-sol, atrações típicas da região do Caparaó e a cultura alemã de Domingos Martins, quem participar do evento vai contar ainda com aulas shows com chefes renomados, uma forma de valorizar a culinária local e os destinos capixabas.
Os visitantes aprenderão a fazer os principais pratos das regiões capixabas, como tropeiro prensado, massas, polenta, sanduíches e outros mais. A programação inclui aula de massas para crianças.
O evento contará com representação das dez Regiões Turísticas do Espírito Santo, comercialização de produtos da agroindústria do país inteiro, visitas técnicas às propriedades rurais e inclui seminário com debates sobre políticas públicas para melhorias no setor e trocas de experiências de boas práticas em todo o país.
Para o governador Renato Casagrande, o evento é uma oportunidade de promover o turismo no Espírito Santo. Casagrande lembrou que, além da região de montanhas, as demais regiões do Estado também estão se organizando para receber os turistas.
“As pessoas olham para o Brasil e não têm a mesma segurança que têm quando olham o Estado do Espírito Santo. O apoio a eventos como esse aqui é sim um instrumento de política pública. O Estado, com o nível de organização que temos hoje, nos dá capacidade de fazer esses próximos quatro anos de muitas realizações. Estamos trabalhando muito e o turismo rural vai ser uma oportunidade de divulgarmos o nosso Estado para o Brasil e para todo o mundo”, afirmou.
Programação
A feira vai contar com 70 estandes capixabas e de outros estandes, e será realizada no Centro de Eventos Padre Cleto Caliman (Polentão). O evento começa nesta quarta-feira (20), às 19 horas, com uma Cantarola e Polenta Móvel.
A visitação aos estandes poderá ser feita entre os dias 21 e 23, a partir de 16 horas, e no dia 24, a partir de 10 horas. Nestes dias, a feira recebe uma série de atrações culturais de vários lugares do país, como: expedição tropeira, grupos de danças, orquestras, rodas de viola, peças teatrais, grupos folclóricos, entre outros. No domingo (24), a feira abrirá às 10 horas e contará com uma programação diversa até às 15 horas.
A partir da quinta-feira (21), a programação conta, também, com a Cozinha Show – uma aula gastronômica, com chefs renomados e figuras populares da gastronomia do estado, mostrando o melhor da cozinha capixaba.
Assim como a visitação à Feira, a cozinha show também será gratuita e acontecerá no Polentão. Os horários mudam conforme os dias: no dia 21 (quinta-feira), será das 16h30 às 20h30; no dia 22 (sexta-feira), das 16h30 às 20h30; no dia 23 (sábado), das 14h30 às 19h30; no dia 24, das 10h30 às 14h30.
Seminário, palestras e visitas
O seminário acontecerá paralelamente ao evento e trará temas pertinentes aos profissionais do segmento do agroturismo. Os participantes terão oportunidade de conhecer um pouco do Caminhos do Frio – Evento Cultural Itinerante no Brejo Paraibano – como também a experiência do Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, entre outros assuntos.
As palestras são gratuitas e serão realizadas no Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), Campus de Venda Nova do imigrante. O link para inscrição está disponível no site do evento.
As visitas técnicas a propriedades da região contam com sete roteiros. Os participantes terão a oportunidade de conhecer as famílias, a rotina das propriedades, bem como adquirir produtos locais. O valor de cada roteiro é de R$ 40,00 e as informações podem ser obtidas pelo site do evento.
O seminário ocorrerá, paralelamente, no auditório do Instituto Federal do ES (IFES), localizado na Av. Elizabeth Minete Perim, 500, Bairro São Rafael. Já as visitas técnicas serão em propriedades do entorno, em um raio de até 20 km do local do evento.