Será realizado sábado (4), de 8h às 12h, no colégio Celp/Unopar, localizado no bairro Independência, a segunda edição do Festival Paralímpico, para jovens entre 7 e 17 anos, autorizados pelos responsáveis, com ou sem deficiências. O evento é idealizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).
As inscrições vão até o dia do evento, 4 de dezembro, e podem ser feitas, de forma gratuita, por meio de um formulário on-line, disponível em: https://bit.ly/3ljs6aa.
Os atletas disputarão partidas com duração de 30 minutos, em três atividades: voleibol sentado, atletismo e parabadminton — modalidade em que atletas em cadeira de rodas e andantes utilizam uma raquete para golpear uma peteca na quadra dos adversários.
O objetivo do Festival, organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Qualidade de Vida (Semesp), é oferecer a crianças e adolescentes a experiência de participar de modalidades paralímpicas, bem como atuar na promoção da inclusão social.
Lilian Siqueira, secretária municipal de Esporte, Lazer e Qualidades de vida, comentou a importância para o município sediar eventos que promovam a diversidade social no meio esportivo.
“O Festival Paralímpico é uma oportunidade de difundir o espírito esportivo, divulgar as modalidades de esporte adaptado e promover a inclusão social em nosso município”, ressalta.
Na primeira edição do evento, realizado no ano de 2019, cerca de 220 crianças e adolescentes participaram das atividades. Na ocasião, atletas paralímpicos capixabas de alto rendimento prestigiaram o evento e transmitiram um pouco de suas experiências esportivas aos presentes.
Durante a realização do Festival Paralímpico, todos os protocolos de combate à Covid-19 serão seguidos, com base no atual mapa de risco do estado. Haverá limitação de público, disponibilidade de álcool em gel para higienização das mãos e obrigatoriedade do uso de máscaras.