Que tal uma aventura para este sábado (1º) e de quebra conhecer um local de rara beleza bem perto de Cachoeiro? É a caminhada ao Pico dos Três Tombos, em Atílio Vivácqua, uma iniciativa da ONG Caminhadas e Trilhas.
A aventura inclui ainda um refrescante banho de córrego e ao final, para comemorar mais uma conquista, confraternização com cerveja e tira-gosto em um bar na roça.
Segundo o montanhista e historiador, Marcio do Nascimento, colunista do Dia a Dia, o pico é uma montanha que se ergue a quase 500 metros de altitude com três degraus naturais de rocha e que tem, nas proximidades, um córrego com três pequenas cachoeiras.
Assim como o pico, o córrego também leva o nome de Três Tombos.
A aventura começa ainda em Cachoeiro de Itapemirim. O ponto de encontro será na Beira Rio, na padaria Kasa dos Pães, às 6 horas. Haverá café da manhã (cada um paga sua conta) e, às 6h30, o grupo sai de carro ou de van até uma área próximo do pico.
Marcio, que vai guiar o grupo, explica que a caminhada possui nível de fraco a médio de dificuldade seguindo em direção ao Pico dos Três Tombos. Tem inclinação constante, mas o visual incrível das montanhas da região compensa o esforço.
O banho será no Riacho Sumidouro.
O custo do passeio para cada pessoa é de R$ 25,00, que inclui a organização, o seguro e o guia. Já as despesas com alimentação e transporte são por conta de cada participante.
Na avaliação de Marcio, o passeio vale todo esforço. “É uma localidade rural e bucólica. Um lugar tranquilo. Possui uma igreja católica, campo de futebol, um bar que serve de ponto de encontro para os peões no final da tarde. Vende linguiça caseira. Vale a pena”, disse.
Marcio lembra que o acesso passa por propriedade particular e é preciso de autorização dos donos.
Mais informações sobre o passeio no site da ONG Caminhadas e Trilhas ou clicando aqui