sáb 20/abril/2024 03:13
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Imóvel de 116 anos já havia recebido reparos no início de 2019. Foto: PMCI

Sai edital de revitalização do Museu Ferroviário de Cachoeiro

redacao
Redação Dia a Dia

A Prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim lançou um edital de licitação para contratar empresa para obra de revitalização do prédio centenário do Museu Ferroviário Domingos Lage, onde funcionou a antiga estação ferroviária, e que compõe o patrimônio histórico do município.

A sessão de concorrência pública será realizada no dia 7 de fevereiro, às 10h, na Sala de Licitações da Coordenadoria Executiva de Compras Governamentais.

O objetivo da restauração é valorizar o monumento, que já foi palco de importantes eventos socioculturais e que, atualmente, recebe turistas, moradores e alunos de diversas entidades de ensino no museu, que possui um rico acervo histórico da cidade.

Além disso, o espaço recebe atividades culturais, regularmente, como exposições de artes, tornando-se mais um atrativo de cultura e entretenimento para o município.

Em março de 2019, o imóvel de 116 anos ganhou repintura nas partes interna e externa e outros reparos para abertura do Centro de Informação ao Turista (CIT), localizado no espaço. Agora, o trabalho de restauração deverá ser mais abrangente.

Reforma

O edital especifica os tipos de serviços que deverão ser desenvolvidos durante a reforma. Dentre eles estão: reforma da cobertura, com substituição da estrutura atual por uma nova; restauração dos banheiros e reconstrução da calçada; e pintura nas áreas interna e externa.

A revitalização também deverá contemplar intervenções para melhoria da acessibilidade para pessoas com deficiência, como instalação de plataforma elevatória e construção de banheiro adaptado.

Os interessados em participar do certame podem acessar o edital e demais anexos na página de licitações do portal da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br/licitacao), ou comparecer à Sala de Licitações (Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães, rua Brahim Antônio Seder, Centro), entre segunda e sexta-feira, das 9h às 18h, com pendrive, para obter a cópia digitalizada.

“O Museu Ferroviário é o ponto central dos equipamentos históricos culturais do centro da cidade. A construção tem papel fundamental na história do desenvolvimento de nosso município, e precisa ser restaurado e preservado. Estamos focando nesta preservação de nossa memória. Esse será o terceiro centro cultural entregue reformado para a população nesta gestão”, afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

premobras_19_04_24

Premobras anuncia 100 vagas de emprego exclusivas para moradores de Mimoso

Usina_Biometano_Governador_19_04_24_

Espírito Santo vai receber primeira Usina de Biometano para uso industrial e residencial

Corrida_de_São_Pedro_19_04_24

Garanta sua vaga na 44ª Corrida de São Pedro

Ricardo_Ferraço_Mutrião_Mimoso_17_04_24

Ricardo Ferraço quer crédito barato e com muito prazo para setor comercial atingido pela enchente

Rei_dos_Petiscos08_19_04.24.jpg.

Rei dos Petiscos enfrenta dificuldade para se reerguer após temporal em Mimoso

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Termina hoje as inscrições para estágio em 8 cursos de graduação no Ministério Público

Fibromialgia_PCDs_18_04

Pacientes com fibromialgia passam a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência (PCDs)

cachoeiro

Cachoeiro de Itapemirim sedia Inova ES e Feira de Cidades Inteligentes

Leia mais