As cores tem o poder de influenciar as emoções e o estado mental de quem se propõe a vesti-las. Também, são capazes de ter absoluto controle ao interagir com a memória, despertando sentimentos a fim de orientar o melhor bom senso.
Logo, do mesmo modo que a escolha de um estilo traduz as referências de uma pessoa, as cores das roupas também dizem muito sobre o que cada indivíduo é minuciosamente.
É de se entender então, que o momento de se vestir deve ser bem respeitado, afinal escolher a cor certa para a roupa a ser usada, vai muito mais além de ter bom gosto e noções de moda.
Assim originou-se a colorimetria, que também é conhecida como teoria da coloração pessoal. Basicamente ela se resume a uma ciência especializada em identificar qual tonalidade que melhor se encaixa em cada pele.
Depois de algumas avaliações, foi descoberto que determinados tons proporcionam maior sensação de contraste ou destacam mais determinadas tonalidades de pele.
A vantagem em apostar nesse conceito, é que se tem maior facilidade para produzir um look, sem errar nas combinações e, consequentemente, favorecer a cada beleza que é única de forma natural, e assim destacar as qualidades que cada pele possui.
Chegou a hora de perceber que é completamente viável utilizar quase todas as cores em uma combinação e que o mais cotado “pretinho básico” não é a indicação mais fácil de ser adaptada para todas as peles.
Você sabia que além do tom, todo mundo tem um subtom?
Cada indivíduo possui tons diversos, mas na maioria das vezes, eles são classificados da seguinte forma: branco, moreno ou negro.
Existem algumas maneiras de determinar o tom da pele, uma maneira é examinar pelas veias, uma vez que a pele dos punhos, cotovelos e têmporas é bem fina e possui veias perto da superfície.
Neste caso, a cor de pele que é bem clara, terá maior possibilidade observar as veias através da pele nestas três localizações.
Outra dica é realizar o teste do papel branco, que ajudará a desvendar o mistério de qual realmente é o tom que representa a pele.
O rosto geralmente possui tons avermelhados que podem fazer com que você pense que seu tom é frio. Porém, o vermelho pode vir dos hormônios, se for do sexo feminino, ou da exposição ao sol.
Sendo assim, utilize a pele do pescoço e peito para o teste, não do rosto e realize o seguinte passo a passo:
• Segure um pedaço de papel branco limpo na altura do pescoço e peito.
• Observe quais são as cores que aparecem em sua pele ao ser justaposta contra o papel branco.
• Cores azuis e rosas significam que sua pele possui tom frio.
• Já cores esverdeadas e douradas refletem que sua pele é de tom quente.
• A coloração de tons neutros pode variar dependendo da estação do ano e exposição ao sol.
Mas saiba que além dos tons que dividem de forma tradicional e arbitrária os grupos humanos por suas características físicas, a pele também apresenta um subtom.
O subtom nada mais é do que uma cor de fundo, que dá para dimensionar a temperatura para a pele. E eles podem ser identificados em três tipos diferentes: o quente, o neutro e o frio.
O jeito mais fácil de descobrir qual é o subtom da própria pele é ao analisar como ela se comporta quando exposta ao sol.
Como alinhar um look ao seu tom de pele?
Alguns atributos que definem cada subtom, são mais valorosos na hora de escolher qual roupa vestir.
As cores são para todos! Entretanto a ideia de saber qual o tom é mais apropriado para escolher o look, passa pelo conceito de que algumas cores são enaltecidas ao combinar com outras cores.
Da calça legging ao traje de gala, veja a seguir as características de cada subtom para melhor conciliar a temática das cores e investir em uma versatilidade de looks sem erro.
Pele quente
As peles quentes são aquelas que possuem mais facilidade de adquirir um bronzeado. Suas melhores cores são vistas como como reflexos ricos da natureza.
Sendo assim, para tons quentes, a dica é adotar cores com vermelho, pêssego, coral, laranja, âmbar, ouro e amarelo.
São capazes de compor uma ótima aparência em situações em que se adota o uso de versões mais quentes de cores frias, como azeitona, musgo, orquídea e vermelho violeta.
Na hipótese de neutros, a orientação é incluir tons de café, creme, bege e cinza.
Evite cores frias, como gelo ou tons de joias, como safira ou ametista, pois elas podem deixar você lavado e deixar a pele cinza.
Aposte em acessórios com detalhes em dourado e bronze são perfeitos para iluminar a pele.
Na hora de se maquiar, prefira os itens mais puxados para o marrom, que podem variar entre o tijolo, coral e o vermelho tomate. Evite os batons rosados ou lilás, e dê prioridade aos de fundo alaranjados ou pêssego.
Pele neutra
Muitos estudiosos não consideram a ideia de que existe uma coloração pessoal definida por neutro puro, uma vez que a pele nunca se encontra em estágio neutro.
O tom é considerado aparentemente neutro, de modo que a característica predominante não é a temperatura, visto que naturalmente sempre haverá tendências para o quente ou para o frio.
O neutro abre um leque para bastante opções, podendo utilizar qualquer coisa na roda de cores. Este, sem dúvida alguma, é o tipo de pele mais fácil de combinar com qualquer tonalidade.
O neutro garante total liberdade para experimentar as mais variadas combinações, deixando o seu estilo muito original e próprio.
Normalmente ele sugere optar por versões suavizadas ou silenciadas de uma cor, em vez das versões mais brilhantes.
Neste caso, escolha cores como rosa antigo, verde jade, amarelo ou azul de lagoa. Para cores neutras, use branco, café, cinza médio e preto.
Cores super saturadas, como azul elétrico e magenta, podem sobrecarregar seu tom de pele neutro, salvo a grande exceção de um vermelho brilhante e verdadeiro, que sempre deixa radiante.
Solte a sua imaginação, invista em roupas coloridas, acessórios que misturam cores neutras e intensas. Para a maquiagem, está liberado o uso de diferentes batons, basta seguir o bom senso e o equilíbrio na escolha do visual.
Pele fria
As pessoas de pele fria são reconhecidas por aquelas que que não possuem um bronzeado constante. Em primeiro momento ficam vermelhas e depois em caso de muita exposição ao sol, adquirem a cor de café.
Suas melhores cores estão inspiradas nos oceanos e no inverno. Azuis brilhantes, esmeraldas e roxos profundos são ótimos nesses casos, junto com tons gelados de lavanda, azul gelo ou rosa.
No lado quente, é possível alterar em rubi, vermelho rosado brilhante ou amarelo pálido.
Com os neutros, opte pelo cinza frio, o branco brilhante e a marinha. Busque evitar laranja, vermelho tomate e amarelos fortes, que podem colidir com a pele completamente.
Na hora de se produzir, a maquiagem deve ser feita com uma base de fundo rosado, em vez das amareladas. Os batons de tonalidade pink, ameixa e vermelho-cereja também caem muito bem.
Para os acessórios, como brincos, relógios, bolsas e colares, aposte no contraste de um tom mais intenso, como o vermelho ou azul royal.