O Palácio Bernardino Monteiro, importante prédio histórico de Cachoeiro, reabriu as portas após reinauguração nesta quarta-feira (31) pelo governador Renato Casagrande e prefeito Victor Coelho.
Assista ao vídeo ao final da matéria
De acordo com a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins, essa semana o edifício funciona de 12 às 18h e a partir da próxima semana, abre normalmente de 9 às 18h. Visita em grupos, só com agendamento.
O prédio vai centralizar os seguintes espaços culturais:
- Biblioteca Pública “Major Walter dos Santos Paiva”
- Espaço de Leitura “Marco Antônio de Carvalho”
- Espaço de Pesquisa “Neuza Maria dos Santos”
- Arquivo Público Municipal de Cultura – Sala “Evandro Moreira”
- Sede administrativa da Secretaria de Cultura e Turismo – Sala “Carlos Roberto de Souza”
- Galeria de exposição permanente “Dedé Caiano”
- Galeria de exposição permanente “Luz Del Fuego”
- Sala de oficina 1 – “José de Lourdes Calixto”
- Sala de oficina 2 – “Mestre Fulica” Carlito Gomes
- Auditório “Marília Villela de Medeiros Mignoni”
- Sala “Manoel Gonçalves Maciel”
- Academia Cachoeirense de Letras
- Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro de Itapemirim
- Sala da Imprensa Cachoeirense “Higner Mansur”
- Sala da Subsecretaria de Turismo de Cachoeiro de Itapemirim “Rogério Franzote”
Alguns setores ainda passam por ajustes. A biblioteca municipal, por exemplo, pode ser visitada, mas por enquanto ainda não está realizando empréstimos de livros.
Quanto à sede da Prefeitura, incluindo o gabinete do prefeito, que até 2022 funcionava no Bernardino Monteiro, não retornará ao Palácio. Continua no prédio do Centro Administrativo Hélio Carlos Manhães, na Rua Rui Barbosa, Centro.
A reforma completa do Bernardino Monteiro é fruto de um convênio entre a Prefeitura e o governo estadual. A solenidade de reinauguração aconteceu na praça Jerônimo Monteiro, onde foram anunciadas diversas outras obras.
As notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp! 📲
Após solenidade, as pessoas foram convidadas a entrar e conhecer o prédio após a restauração.
“Essa entrega é de importância singular. É um marco para o setor cultural e turístico de Cachoeiro. O simbolismo e a força histórica que o Palácio Bernadino Monteiro exerce para nossa cidade representa quão ricos e fortes são nossos patrimônios e preservá-los é preservar e perpetuar nossa história”, destacou a secretária Fernanda.
O prefeito Victor Coelho ressaltou como a gestão trabalhou para organizar as contas públicas possibilitando, assim, que entregues de equipamentos importantes fossem feitas.
“É uma alegria imensurável. Essa é mais conquista resultante de um trabalho sério e dedicação. Nossa parecia com o governo do estado tem trazido muitos benefícios para nossa cidade e para população de Cachoeiro, com a qual, temos um compromisso de dar o nosso melhor e continuaremos a fazer”, completou.
O governador Renato Casagrande, que é natural da cidade vizinha de Castelo, enfatizou a importância do prédio para a história do Espírito Santo.
“Cachoeiro é uma das cidades mais importantes do Espírito Santo – é um polo econômico muito forte e um dos celeiros culturais mais relevantes do Brasil. A reinauguração de um patrimônio como o Palácio Bernadino é uma vitória que precisa ser comemorada”, expressou.