ter 21/maio/2024 19:44
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
Foto: Divulgação

Santas Casas e hospitais filantrópicos vão receber R$ 2 bilhões em até 15 dias

redacao
Redação Dia a Dia

Santas Casas e hospitais filantrópicos brasileiros vão receber recursos da ordem de R$ 2 bilhões em até 15 dias após a sanção da Lei 13.995/2020, que havia sido aprovada pela Câmara dos Deputados. De acordo com o texto, publicado na quarta-feira (6) no Diário Oficial da União, os recursos deverão ser utilizados no controle do avanço da epidemia de Covid-19 no país, em ações articuladas com o Ministério da Saúde e gestores estaduais e municipais do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Esse recurso é essencial para essas entidades filantrópicas, que precisam manter suas estruturas de pessoal e de equipamentos em pleno funcionamento, especialmente nesse período da pandemia de Covid-19, já que a demanda por atendimento hospitalar não para de crescer”, afirma o deputado federal Evair de Melo.

No início da pandemia de coronavírus no Brasil, Evair de Melo disse que solicitou ao Ministério da Saúde que viabilizasse recursos para essas instituições.

O pagamento dos recursos deverá ocorrer em até 15 dias, em razão do caráter emergencial e da decretação de calamidade pública. O envio do auxílio financeiro emergencial foi aprovado pelo Congresso no dia 9 de abril e sancionado sem vetos.

O critério de rateio do valor será definido pelo Ministério da Saúde, considerando os municípios brasileiros que possuem presídios.

Aplicação dos recursos

Os recursos devem ser usados na aquisição de equipamentos, medicamentos, suprimentos, insumos e produtos hospitalares. Também poderão ser feitas pequenas reformas e adaptações físicas para aumento da oferta de leitos de UTI, além da contratação de profissionais de saúde para atender à demanda adicional.

Pelo texto, será obrigatória a divulgação, com ampla transparência, em até 30 dias da data do crédito, dos valores transferidos a cada entidade, por meio do respectivo fundo de saúde estadual ou municipal.

A lei estabelece ainda que o recebimento dos recursos adicionais independe da eventual existência de débitos ou da situação de adimplência das entidades beneficiadas, em relação a tributos e contribuições na data do crédito pelo Fundo Nacional de Saúde.

arroz-20-05-2024

Procon notifica supermercados em Cachoeiro para não aumentarem o preço do arroz

sala-do-empreendedor-mei-20-05-2024

Começa a Semana do MEI em Cachoeiro. Veja como participar das capacitações gratuitas

apreensao-bebidas-PRF-20-05-2024

PRF apreende 2,1 mil litros de bebidas sem nota fiscal em Mimoso do Sul

militares-es-rio-grande-do-sul-b-20-05-2024

Governador envia mais militares para reforçar proteção de abrigos no RS

acidente-br-101-20-05-2024 - 1

Duas pessoas morrem na BR 101 no mesmo local em que 5 perderam a vida no mês passado

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

ebrahim-raisi-20-05-2024

Confirmada morte de presidente do Irã após queda de helicóptero

Prefeitura_Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro publica edital com resultados do concurso público

Leia mais