qui 10/julho/2025 23:49
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Sarampo: dose zero para crianças de seis a onze meses é suspensa no ES

A suspensão ocorre devido ao fato de o Estado não apresentar casos de sarampo no ano de 2020

O Espírito Santo é uma das 23 unidades federativas que receberam do Ministério da Saúde a recomendação para suspender a dose zero da vacina tríplice viral destinada às crianças de seis a onze meses. A suspensão ocorre devido ao fato de o Estado não apresentar casos de sarampo no ano de 2020.

A imunização pela dose zero a crianças de seis a onze meses foi instituída no País em agosto de 2019, para a proteção precoce do grupo em virtude da situação epidemiológica à época. Atualmente, os estados do Amapá, Pará, Rio de Janeiro e São Paulo devem manter a dose zero, pois apresentam a transmissão ativa do vírus do Sarampo.

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Danielle Grillo, a vacinação para este público-alvo deverá acontecer em casos especiais, como viagem aos estados que ainda registram circulação ativa do vírus, em casos de bloqueio vacinal ou a volta da circulação ativa nos municípios capixabas.

“Em situações na qual crianças de seis a onze meses, que, por ventura, sejam contato de casos suspeitos de Sarampo, elas deverão tomar a dose zero. Além disso, se houver a necessidade para viajar em locais onde há circulação ativa do vírus do sarampo, também deverá ser administrada a dose. E, no cenário em que o Estado volte a registrar casos de Sarampo, também retornaremos com a imunização a este público”, explica Danielle Grillo.

A coordenadora ressalta que, embora o Espírito Santo esteja em situação epidemiológica satisfatória, é importante que os pais possam garantir a imunização de seus filhos a partir de um ano de idade. “Precisamos garantir a vacinação oportuna das crianças de um ano de vida com a primeira dose da vacina tríplice viral, e, aos 15 meses, com a tetra viral, que podem ser administradas em qualquer unidade de saúde do Estado”, salienta.

Casos

A coordenação do Programa Estadual de Imunizações e Vigilância das Doenças Imunopreveníveis informa que, até o dia 12 de dezembro de 2020, o Espírito Santo tinha 48 casos suspeitos de sarampo notificados, 47 descartados, um caso em investigação e nenhum confirmado.

👉 Receba as notícias mais importantes do dia direto no seu WhatsApp!
Clique aqui para entrar no grupo agora mesmo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitores também comentam…
Procon de Cachoeiro divulga dicas para compras da Páscoa

Alívio no bolso: alimentos caem de preço e inflação desacelera em junho

lula-02-09-2023

Presidente Lula vai a Linhares nesta sexta (11) para início de pagamento a pescadores

motorista-volante-detran

Curso gratuito ajuda capixabas a superar o medo de dirigir

sus

SUS passa a oferecer dois novos tratamentos contra a endometriose

Exportação

Setor de rochas do Brasil se preocupa com nova tarifa dos EUA

ilha-de-trindade

Trindade: ilha capixaba recupera vegetação nativa após retirada de cabras

apreensao-drogas-guacui-09-07-2025-

Polícia Militar encontra drogas e balança durante patrulhamento em Guaçuí

detran licenciamento

Detran passa a aceitar assinatura digital na transferência de veículos

Leia mais
plugins premium WordPress