ter 21/maio/2024 07:29
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura
No último mês de maio foi inaugurada uma nova UBS, no bairro Ferroviários Foto: Divulgação/PMCI

Saúde: melhorias nas Unidade Básica de Saúde e mais médicos são destaques no 2º quadrimestre

redacao
Redação Dia a Dia

A Secretaria Municipal de Saúde (Semus) de Cachoeiro apresentou, em audiência pública, nesta quinta-feira (28), o relatório de atividades referentes ao exercício do segundo quadrimestre de 2023.

No plenário da Câmara Municipal, Centro, o secretário municipal de Saúde, Alex Wingler, e sua equipe de gestão prestaram contas sobre as receitas e despesas da pasta, bem como pontuaram os avanços na rede municipal de atendimento básico durante o período.

Entre os principais pontos, Wingler ressaltou a entrega da Unidade Básica de Saúde (UBS) no bairro Ferroviários. Instalada no edifício que, por anos, abrigou a sede do Detran, o equipamento público de saúde do município possui consultórios médicos e odontológicos; salas de vacinação, curativos e farmácia.

Também foram destaque as obras de reforma das UBS do bairro Vila Rica e do distrito de Córrego dos Monos, que foram totalmente revitalizadas para melhor acolher servidores e pacientes.

No mês de maio, foi publicado um edital de licitação para construção de três novas unidades de saúde no município, nos bairros Agostinho Simonato, Nossa Senhora Aparecida e Recanto, em investimento estimado de R$ 8 milhões.

Saúde Mais Perto de Você

Outro importante ponto abordado durante a audiência pública foi o lançamento do projeto “Saúde Mais Perto de Você”, que consiste na realização de ações itinerantes quinzenais em bairros e distritos de Cachoeiro, levando serviços de saúde como exames e atendimentos médicos especializados.

Até o momento, já foram contemplados os bairros Village da Luz, Gilson Carone e Aeroporto (durante a 38ª Feira da Bondade de Cachoeiro).

Projeto leva serviços médicos de saúde a bairros e distritos de Cachoeiro

Reforço no atendimento

Neste ano, a Prefeitura de Cachoeiro contratou mais sete profissionais por meio do programa Mais Médicos. Com isso, 100% das equipes das UBS passaram a contar com médicos a partir do mês de julho. Desse modo, Cachoeiro alcançou um índice de cobertura de atenção básica de 87,7% de toda a população do município, considerando que cerca de 80% dos moradores são usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Prontuário digital

Durante a audiência pública na Câmara Municipal, Alex Wingler também destacou os avanços tecnológicos na rede de atenção básica, com a conclusão da implantação do prontuário eletrônico em todas UBS do município.

A informatização dos prontuários possibilita que diferentes profissionais de saúde acessem e atualizem as informações dos pacientes em tempo real, promovendo uma abordagem integrada no cuidado de cada indivíduo.

Para a implantação do prontuário eletrônico, a gestão municipal investiu em melhorias na infraestrutura das UBS, com a aquisição de computadores e instalação de internet com fibra ótica — conexão estável e de alta velocidade —, ações que contaram com apoio da Coordenadoria Executiva de Tecnologia de Informação (CTI).

“Estamos comprometidos em melhorar a qualidade dos serviços de saúde em nosso município, buscando sempre aprimorar o atendimento e garantir o bem-estar de nossa população. Os avanços apresentados hoje refletem nosso compromisso com a saúde pública e o esforço contínuo de toda a equipe para oferecer um sistema de saúde eficiente e acessível a todos os cidadãos de Cachoeiro”, comentou o secretário Alex Wingler.

Os dados apresentados na audiência podem ser conferidos na página da Semus no site da Prefeitura de Cachoeiro (www.cachoeiro.es.gov.br).

cruzamento-etelvina-vivacqua-linha-vermelha-nova-brasilia-zumbi-20-05-2024

Trecho da Linha Vermelha interditado por 30 dias para obras de pavimentação

ebrahim-raisi-20-05-2024

Confirmada morte de presidente do Irã após queda de helicóptero

Prefeitura_Cachoeiro

Prefeitura de Cachoeiro publica edital com resultados do concurso público

escutar-ouvir-mulher-com-mao-no-ouvido-19-05-2024

Sobre as vozes na minha cabeça

retros-linha-coracao-costurado-19-05-2024

Anna

foto-antiga-mulher-com-lampiao-19-05-2024

Quem está aí?

drogas-apiaca-18-05-2024

Bandidos utilizam cafezal para esconder drogas em Apiacá

bispo-diocesano-b-19-05-2024

Igrejas católicas de todo sul do Estado comemoram o Dia de Pentecostes

Leia mais