Está em tramitação no Senado o Projeto de Lei (PL) 3.914/2020, que transfere aos segurados que recorrem ao INSS requerendo auxílio-doença a obrigação de pagar os custos da perícia médica. Pelo projeto a obrigação afeta os trabalhadores que têm o benefício negado e buscam a justiça.
Caso o PL, que já foi aprovado na Câmara dos Deputados no dia 17 de agosto, seja aprovado também pelos senadores, o segurado poderá ter de desembolsar até R$ 2.900 antecipadamente, já a partir de janeiro de 2022.
O Projeto de Lei (PL) 3.914/2020 seria enviado ao Plenário, mas requerimento do senador Paulo Paim pediu o debate temático a fim de aprofundar a discussão e adiou a votação.
O advogado especialista em Direito Previdenciário Gerson de Souza critica a medida. Ele destaca o ônus que traria ao trabalhador que já está sem renda em função de doença ou acidente.
Ele diz que não faz sentido exigir que o contribuinte do INSS custeie a perícia nos benefícios por incapacidade, uma vez que o trabalhador se encontra sem renda. “O próprio nome do benefício que se busca já diz tudo: benefício por incapacidade”, ressalta.
O jurista comenta que, se aprovada, poderá ter efeitos nocivos à economia e, principalmente, às famílias que dependem desse trabalhador, quando se imagina o quadro de incapacidade para o trabalho, e por tal motivo o médico da empresa o afasta e ele é encaminhado ao INSS.
“Se o benefício for negado, esse trabalhador deverá entrar na Justiça sem ter nenhuma renda, pois não estará recebendo nem pela empresa nem pelo INSS, e nesse momento passará pela perícia do Juiz”.
Gerson destaca que justamente nesse ponto não faz nenhum sentido exigir que o trabalhador pague a perícia com um dinheiro que, via de regra, ele não tem.
Empresas capixabas terão a oportunidade de acessar crédito com mais agilidade e orientação especializada durante…
A Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro, através da Vigilância Sanitária, interditou, nesta quinta-feira (25),…
Nesta quinta-feira (25), a Polícia Federal, cumprindo um mandado de busca e apreensão na residência…
Nesta sexta-feira (25), às 20h locais (de Roma), na Basílica de São Pedro, acontece a…
A Coordenadoria de Defesa do Consumidor (Procon) de Cachoeiro de Itapemirim continua selecionando estudantes de…
Uma das maiores peregrinações da Festa da Penha 2025 acontecerá neste sábado, 26 de abril.…
This website uses cookies.