O feriado de Corpus Christi está chegando e este ano, a celebração católica será diferente em Castelo, no Sul do Espírito Santo. Os tradicionais tapetes da cidade não serão confeccionados para evitar aglomerações por conta da pandemia de coronavírus. Mas a procissão católica acontecerá no formato de carreata.
A programação religiosa divulgada pela Paróquia Nossa Senhora da Penha, em Castelo, prevê missas diárias às 18h, seguidas pela Novena Eucarística, até quarta-feira (10), com transmissão pelas redes sociais. A recomendação é que os fiéis acompanhem as celebrações em casa, pela internet.
Na quinta-feira (11), dia de Corpus Christi, será celebrada uma Missa Solene às 16h30, com transmissão pela TV, redes sociais e rádio. Em seguida acontecerá procissão com carreata pelas ruas da cidade.
“Contamos com a compreensão e o carinho de todos diante deste panorama de pandemia e convidamos a todos a ficarem em casa, transformando este isolamento em uma oportunidade de vivermos esta solene festa em família e com muito amor ao próximo, à Eucaristia e com responsabilidade”, informou a Paróquia Nossa Senhora da Penha, em comunicado.
Fé que atrai turistas
Fruto da fé e do trabalho de quase 3 mil voluntários, o Corpus Christi de Castelo chega a atrair 70 mil pessoas todos os anos para ver a arte da confecção dos tapetes, que somam um quilômetro e meio pelas ruas centrais da cidade. É considerada uma das mais belas festas religiosas do Espírito Santo.
Programação religiosa
2 a 10 de junho
18h – Missa e Novena Eucarística após a missa. Transmissão pelas redes sociais
11 de junho (quinta)
7h, 9h, 10h30 e 12h – Missas com transmissão pelas redes sociais
16h30 – Missa Solene concelebrada e transmitida pela TV Gazeta (ao vivo), redes sociais e Rádio Cultura FM de Castelo. Após a missa haverá procissão com carreata pelas ruas da cidade
Fonte: Paróquia Nossa Senhora da Penha