seg 16/dezembro/2024 08:47
Pesquisar
Close this search box.
Capa
Geral
Cachoeiro
Política
Oportunidade
Saúde
Educação
Economia
Agro
Segurança
Turismo
Esporte
DiaaDiaTV
Publ. Legal
Mundo Pet
Cultura

Semeie a gentileza

Kamilla Oliveira Debona
Kamilla Oliveira Debona

Há praticamente um ano, assisti ao filme – Garotas do calendário, com minhas amigas, que formavam o @3X4_filmes. Discutimos a respeito da imagem corporal, como seguimos parâmetros impostos consciente e inconscientemente, e nos questionamos sobre nossas atitudes frente a nós mesmas.

Garotas do Calendário, 2003, é um filme baseado em fatos reais, que discorre sobre as vidas de mulheres que vivem no interior de Yorkshire, que com o desdobrar da história passam a enxergar com os olhos de quem cuida e aprecia, ao invés daqueles que condenam e denunciam os sinais físicos, emocionais e sutis que são despertados ao envelhecermos.

Ao longo da pandemia, esse assunto que normalmente esteve em voga em minhas reflexões, tornou-se mais intrigante. Questiono-me, quase que constantemente, o porquê de minhas escolhas, e das tendências que surgem, ou até mesmo das ânsias relacionadas às questões que eu já as julgava bem resolvidas, como: meu corpo, minhas expressões faciais, meu nariz, meu peso, minhas manchas, e minhas cicatrizes.

Refletindo sobre minhas análises autocríticas, pensei: “Por que estou sentindo isso?”. E cheguei à conclusão de sempre: a grande exposição à parte da vida, ou à versão disponível nas redes nos ludibriam e nos fazem esquecer que é natural – ter espinhas, manchas, e inseguranças. Agora, pense: “Quais foram as coisas que você deixou de fazer enquanto esteve sozinho (a)?. E por que você deixou de fazer isso? E por que, ou melhor, e por quem você voltaria a fazer isso?”.

Apesar de vivermos em tempos sombrios, com códigos de ética e moral difundidos ao avesso, questões sociais que chegam a causar revolta e vertigem por nos sentirmos, frequentemente, arremessados a distopia ufanista, que amassa e espalha ainda mais o desânimo instalado por cada canto brasileiro. As rédeas que podemos tomar são: as de nossas vidas.

O coletivo é importante – sim, mas não há nada que se encaixe, ou que floresça, sem antes sabermos as propriedades que nutrem o nosso solo para o plantio. Assim, conhecermos, e melhor do que isso, cuidarmos de nós mesmos, é um pilar fundamental para sustentarmos as estruturas que nos erguem e nos cercam.

Ahimsa (não-violência) é uma das condutas morais mais importantes para a prática do Yoga, suas formas se ramificam em: física, verbal e mental. Este preceito nos convida a olharmos para nós mesmos com gentileza e afeição, a praticarmos algo que apesar de ser lógico, nem sempre é aplicado: a empatia para com nós mesmos.

Permita-se, fique de frente a um espelho, admire-se, olhe suas marcas, cicatrizes, “imperfeições”, e pense o quão único (a) és. São histórias que seu corpo carrega em relevo, linhas, e desdobramentos, algumas histórias podem ser tristes, outras alegres, mas independentemente do sentimento que desperte, o destino é o mesmo: estará ali contigo, se permissível, por toda a jornada de sua vida, como um lembrete de que por mais que doa, que demore, TUDO PASSA.

Como as mulheres de Yorkshire, permita-se, nem que seja por alguns momentos, dedique um tempo a si mesmo (a), adorne-se, contemple-se, e reverencie o templo que você habita, e cultive a terra para que a semente da gentileza germine, e enraíze em sua alma, alimentando, nutrindo para que a cada passo seja firme para seguir o seu próprio caminho.

 

Kamilla Oliveira Debona
Kamilla Oliveira Debona é professora de inglês, bacharela em Direito, instrutora de Yoga, especialista em atenção plena e educação emocional

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

acidente-carreta-onibus-br-101-11-12-2024

Papai Noel chega neste sábado à Praça de Fátima em Cachoeiro

automovel-apreendido-14-12-2024

Motorista escolar de prefeitura do Caparaó colide com veículos e é detido por embriaguez

caim

Rumo ao Inexplicável: A Marca de Caim

camara-vereadores-alto-13-12-2024

Câmara de Cachoeiro será destaque no Tour 360º a partir de segunda-feira

morte-crianca-ibatiba-13-12-2024

Menino de 10 anos morre após suposta agressão em escola de Ibatiba

Árvore de Natal e feira de artesanato

Contagem regressiva para programação de Natal na Praça de Fátima em Cachoeiro

Vereadores recebem selo diamante

Câmara de Cachoeiro recebe Selo Diamante em Transparência Pública em evento no TCE-ES

coletiva-ferracob-12-12-2024

Ferraço revela a equipe que irá comandar Cachoeiro a partir de janeiro

Leia mais
plugins premium WordPress