Cachoeiro será palco, nesta quarta-feira (14) e quinta-feira (15), do I Seminário de Vigilância em Saúde da Regional Sul, organizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) por meio da Superintendência Regional da Região Sul.
O evento será realizado na Escola Presidente Getúlio Vargas, popularmente conhecida como Polivalente do Aquidaban, das 8h às 16h, e contará com a participação de representantes dos 26 municípios da Região Sul do Espírito Santo.
O seminário tem como objetivo promover o intercâmbio de conhecimentos e práticas relacionadas à vigilância em saúde, abordando temas cruciais como toxoplasmose, sífilis, acidentes de transporte terrestre, febre maculosa, animais peçonhentos, entre outros.
Especialistas da área, incluindo médicos, enfermeiros, farmacêuticos, biólogos e outros profissionais de saúde, estarão presentes para compartilhar suas experiências e discutir as melhores estratégias para enfrentar os desafios atuais na área de vigilância em saúde.
O evento é uma oportunidade única para fortalecer as redes de vigilância em saúde na região e garantir que os profissionais estejam atualizados sobre as últimas informações e diretrizes.
Ao longo dos dois dias de seminário, os participantes terão acesso a palestras e debates que abordarão desde doenças de notificação obrigatória até novas ameaças à saúde pública, como os vírus emergentes e as zoonoses.
Programação
Quarta (14)
- 9h – Toxoplasmose e Sífilis – Drª Patrícia Vivyanne (SRSCI).
- 10h – Acidente de Transporte Terrestre: “Um agravo de notificação” – Andressa Borel, Referência Estadual da Vigilância de Acidentes de Transporte Terrestre.
- 10h40 – Febre Maculosa – Augusto Zago, Referência Técnica da Regional Central de Colatina.
- 11h45 – Mostra de Experiências Exitosas da Região Sul – Joana Borges, Apoiadora técnica VIVA VINTOX.
- 12h – Almoço.
- 13h30 – Vigilância em Saúde do Trabalhador: Conceitos, base legal, agravos e indicadores relacionados – Cristiane Lovati, Referência Técnica da SRSCI – Vigilância em Saúde do Trabalhador.
- 14h30 – Animais Peçonhentos na Saúde Pública – Fabiana Bravo, Referência Técnica da SRSCI.
- 15h30 – Encerramento.
Quinta (15)
- 8h30 – A importância da Notificação de Violência para ampliar a Rede de Cuidado – Emanuela Mendes, Ref. Técnica em Saúde Mental e Violências, e Josiane M. de Oliveira, Referência Técnica de Agravo a Violência.
- 9h10 – Arboviroses Emergentes – João Paulo Cova, Referência Técnica Estadual de Arboviroses.
- 10h10 – Leishmaniose Visceral e Tegumentar: Aspectos clínicos, diagnóstico e tratamento – Juliana Rodrigues T. Garbin, Professora do IFES em Vitória.
- 11h10 – Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar – Valéria Cristina, Enfermeira Referência Técnica Estadual.
- 12h – Almoço.
- 13h30 – Gota espessa para diagnóstico da Doença de Chagas – Fabiana Bravo (SRSCI) e José Caucho, Referência Técnica Estadual.
- 14h30 – Situação Epidemiológica da Esquistossomose no ES – Geraldo Antônio da Silva, Referência Técnica Estadual.
- 15h30 – Encerramento.