A equipe de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde de Cachoeiro participa, nesta semana, de uma capacitação para realização de pesquisa com foco na captura e identificação de insetos transmissores da malária, leishmaniose e doença de Chagas.
A capacitação é oferecida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), e está sendo realizada na Unidade de Vigilância de Zoonoses de Cachoeiro, no bairro Aeroporto.
Servidores de outros municípios sul capixabas participam do treinamento, que tem aulas teóricas e práticas em que os servidores aprendem mais sobre os insetos.
A Sesa disponibilizará vários materiais, entre eles armadilhas para captura e estudo dos insetos.
Os participantes do curso são instruídos também sobre cada passo da pesquisa entomológica, que vai ajudar os municípios a fortalecerem o monitoramento e o combate desses vetores.
Essas ações são essenciais para a prevenção das doenças por eles transmitidas, afirma o secretário de Saúde de Cachoeiro Alex Wingler.
“Essa é uma ação muito importante para ampliarmos a vigilância desses vetores, reduzindo os riscos de transmissão de doenças gravíssimas à população”, ratifica Wingler.
Fábio Gava, gerente da Vigilância Ambiental de Cachoeiro, esclarece que todas orientações serão repassadas aos agentes de combate a endemias, que serão os responsáveis pelo trabalho de pesquisa.
A data de início da pesquisa será definida pela Sesa.