A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) informou que fará empréstimo de medicamentos ao Hospital Evangélico Litoral Sul para atender aos pacientes com Covid-19 internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) de Itapemirim.
É que o hospital alertou que não está encontrando medicamentos no mercado nacional. Leia mais aqui
A Sesa ressaltou que o empréstimo será em caráter excepcional, uma vez que o hospital situado na Vila e o Evangélico de Cachoeiro participam de modo complementar do Sistema Único de Saúde (SUS) mediante contratualização de serviços hospitalares com a Sesa.
No entanto, a órgão ressaltou que o Evangélico é uma unidade com finalidade filantrópica e não é gerida pelo Governo Estadual.
Afirmou também que nas unidades hospitalares estaduais não há falta de medicamentos para atender os pacientes com Covid-19.
Com relação à dificuldade de comprar remédios para tratamento de pacientes com Covid-19, a Secretaria de Saúde destacou que é um problema nacional, um dilema que aumenta a complexidade do enfrentamento a pandemia.
A Sesa garantiu que tem adotado medidas emergenciais, como compras feitas diretamente pelos hospitais, além das compras realizadas pela secretaria, para contornar o problema.
Além disso, ressaltou que entrou junto com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), por meio de um termo de cooperação, para viabiliza a aquisição desses produtos em outros países, visando garantir o melhor atendimento ao paciente.